Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/330819
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Carmen Lúcia Soarespt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent1 recurso online (284 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeTESE DIGITALpt_BR
dc.titleEducação, educação física e natureza na obra de Georges Hébert e sua recepção no Brasil (1915-1945)pt_BR
dc.title.alternativeEducation, physical education and nature according to Georges Hébert's method and its reading in Brazil (1915-1945)pt_BR
dc.contributor.authorJubé, Carolina Nascimento, 1986-pt_BR
dc.contributor.advisorSoares, Carmen Lúcia, 1956-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subjectHébert, Georges, 1875-pt_BR
dc.subjectEducação física - Brasilpt_BR
dc.subjectTreinamento fisicopt_BR
dc.subject.otherlanguageHébert, Georgesen
dc.subject.otherlanguagePhysical Education - Brazilen
dc.subject.otherlanguageNatural methoden
dc.subject.otherlanguagePhysical trainingen
dc.description.abstractResumo: Muito tem sido feito sobre a obra de Hébert na França, mas pouco se investigou a respeito dos impactos do seu Método Natural no Brasil, onde os métodos ginásticos franceses alcançaram uma significativa visibilidade. Esta tese trata da recepção da obra de Hébert em nosso país, levando em consideração as apropriações brasileiras das séries de exercícios completos e utilitários por ele propostos. Dentre as nossas principais fontes, destacam-se, além da obra de Hébert (1905-1948), os artigos da Revista Educação Physica (1932-1945), o Regulamento nº 07 (1934) e os livros e artigos de Azevedo (1916; 1920; 1931), Penna (1918; 1920; 1921), Rangel Sobrinho (1930), Kretzschmar (1932), Marinho (1941; 1943; 1953) e Miranda (1941; 1945; 1947). Por meio de uma análise extensa dos autores supracitados, e considerando-se mais recentemente os trabalhos de Philippe-Meden (2012; 2017); Froissart e Saint-Martin (2014); Delaplace (2000; 2005), Soares (2001; 2003); Gleyse, Soares e Dalben (2013; 2014), objetiva-se analisar e compreender os exercícios físicos, jogos e esportes junto à natureza, bem como suas apropriações na primeira metade do século XXpt
dc.description.abstractAbstract: A lot has been researched on the work of Georges Hébert in France. However, very little has been done with specific regard to the impacts of his Natural Method in Brazil, where French gymnastic methods found an important visibility. This research concerns the use of Hébert's work in Brazil, taking into account Brazilian adaption of the serial exercises proposed by the author examined. Among our main sources there are a number of articles that should be highlighted from Revista Educação Physica (1932-1945), Regulamento nº 07 (1934) and books and articles written by Azevedo (1916; 1920), Penna (1921), Rangel Sobrinho (1930), Kretzschmar (1932), Marinho (1941; 1943; 1953) and Miranda (1941; 1945; 1947). By doing an extensive analysis of the above-mentioned authors and considering the most recent studies from Philippe-Meden (2012; 2017); Froissart e Saint-Martin (2014); Delaplace (2000; 2005); Soares (2001; 2003); Gleyse, Soares and Dalben (2013; 2014). My goal is to analyze and understand the importance of physical exercise, games\and sport in the natural environment as well as the reading of Georges Hébert¿s Natural Method in Brazil during the first decades of the 20th centuryen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.citationJUBÉ, Carolina Nascimento. Educação, educação física e natureza na obra de Georges Hébert e sua recepção no Brasil (1915-1945). 2017. 1 recurso online (284 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEducaçãopt_BR
dc.description.degreenameDoutora em Educaçãopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMoreno, Andreapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnamePaulilo, André Luizpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameDalben, Andrépt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameBrandão, Leonardopt_BR
dc.date.defense2017-11-09T00:00:00Zpt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber2014/16989-4pt_BR
dc.date.available2018-02-09T15:48:46Z-
dc.date.accessioned2018-02-09T15:48:46Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-09T15:48:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jube_CarolinaNascimento_D.pdf: 20905088 bytes, checksum: 8ad5c7d1560e3f17c0ea665f7571a6c2 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/330819-
dc.description.sponsorFAPESpt_BR
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Jube_CarolinaNascimento_D.pdf20.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.