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Tipo: TESE DIGITAL
Título: Digitalização e o Protagonismo midiático : uma experiência colaborativa na formação de usuários geradores de conteúdo
Título(s) alternativo(s): Digitalization and media protagonism : collaborative experience in the formation of User-generating Contend (UGC)
Autor(es): Paschoal Neto, José Dias, 1957-
Orientador: Valente, José Armando, 1948-
Abstract: Resumo: A presente tese contextualiza o protagonismo midiático que reflete a quebra de paradigmas do fluxo informacional entre emissores e receptores, em decorrência da digitalização e apresenta o conceito de usuário gerador de conteúdo. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação possibilitaram ao usuário, entendido como audiência, romper a passividade e além de produzir conteúdo, compartilhar e distribuir em múltiplos meios. A pesquisa tem como objetivo desenvolver metodologia para apropriação constantemente ativa dos atores sociais de uma comunidade, para que possam produzir conteúdos audiovisuais digitais de forma inclusiva e colaborativa. O grupo foi formado por participantes de um curso de produção audiovisual realizado pelo Ponto de Cultura Maluco Beleza, ligado ao Hospital Psiquiátrico Cândido Ferreira, em Campinas, SP, entre os meses de março e julho de 2011. Durante cinco meses, 13 pessoas, divididas em integrantes da Terceira Idade, usuários do hospital que fazem parte de programas de inclusão, profissionais e estudantes criaram, roteirizaram e produziram, juntos, o curta metragem "Um dia na vida de Conceição: uma doméstica fofoqueira". Foi utilizado o método de pesquisa-ação integral e sistêmica, que caracteriza a participação típica da pesquisa-ação, que integra os atores sujeitos da pesquisa e os pesquisadores. Entre os referenciais teóricos estudados, destacam-se Piaget, Vygotsky e Valente. Durante quatro meses, em encontros semanais, os participantes do curso foram se apropriando dos conceitos teóricos e tecnológicos na medida em que desenvolviam práticas baseadas em metodologias ativas, cujo foco foi a aprendizagem por meio da resolução de problemas de forma colaborativa e participava entre todos os aprendizes. Desde a concepção da ideia, ao pedagógico processo de elaboração do roteiro, produção e finalização do curta metragem, pode-se observar o crescimento individual e coletivo, tanto sobre os aspectos técnicos de apropriação do como fazer um audiovisual, quanto do fortalecimento de personalidades autônomas que convergiram na construção de um objetivo comum. A análise do trabalho permitiu a elaboração da metodologia que detalha todas as etapas da produção audiovisual e apresenta uma síntese dos passos sugeridos para sua implantação

Abstract: The present doctoral thesis contextualizes the media protagonism that sounds like the breaking of paradigms of the flow of information between emitters and receivers, as a result of the digitalization and show the concept of user generator of content. Digital Information and Communication Technologies allowed the user, understood as an audience, to break passivity and, beside producing content, share and distribute in multiple media. The objective of this research was to develop methodology for the constant active appropriation of the social actors of a community, so that they can produce digital audiovisual contents in an inclusive and collaborative way. The group was formed by participants of an audiovisual production course conducted by the Ponto de Cultura Maluco Beleza, linked to the Cândido Ferreira Psychiatric Hospital in Campinas, SP, between March and July 2011. For five months, 13 people created, scripted and produced together, the short film "A Day in the Life of Conceição: A Domestic Gossip Girl". The people were divided into members of the Third Age, hospital users, who are part of inclusion programs, professionals and students. It was used the integral and systemic action research method, which characterizes the typical participation of action research, which integrates the actors participants of the research and researchers. Among the theoretical references studied, we highlight Piaget, Vygotsky and Valente. For four months, in weekly meetings, the participants of the course were appropriating the theoretical and technological concepts, to the extent that they developed practices based on active methodologies, whose focus was learning through problem solving in a collaborative way and participatory among all the learners. Since the conception of the idea, to the pedagogical process of drawing up the script, production and finalization of the short film, we can observe individual and collective growth, about technical aspects of appropriation of how to make an audiovisual, and strengthening of autonomous personalities that converged in the construction of a common goal. The analysis of the work allowed the elaboration of the methodology that details all the stages of the audiovisual production and presents a synthesis of the suggested steps for its implantation
Palavras-chave: Tecnologia digital
Audiovisual - Produção
Mídia digital
Midia digital - Aspectos sociais
Aprendizagem - Metodologia
Idioma: Português
Editor: [s.n.]
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:IA - Tese e Dissertação

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