Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/330572
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Recursos oferecidos por um museu de ciências para uma educação comprometida com a sustentabilidade
Title Alternative: Resources offered by a science museum for an education committed with sustainability
Author: Prione, Gustavo Cavalcante, 1989-
Advisor: Piranha, Joseli Maria
Abstract: Resumo: Relatórios internacionais apontam a necessidade de uma educação que contribua para a aquisição de conhecimentos e habilidades necessários para promover o desenvolvimento sustentável e seus atributos: cidadania global e a valorização da diversidade cultural, promover uma cultura de paz e não violência, direitos humanos e igualdade de gênero, e uma relação mais harmoniosa entre as comunidades humanas e o ambiente. Para alcançar tais objetivos faz-se necessário, além da revisão dos currículos, o desenvolvimento de novos recursos e práticas didático-pedagógicas, além de estudos e reflexões, que favoreçam um ensino e aprendizagem mais efetivos e pertinentes. Nesse contexto o presente estudo buscou avaliar de que modo e com que alcance o ensino e a aprendizagem podem ser favorecidos a luz das diretrizes curriculares vigentes no país, com a utilização do espaço educativo de um Museu de Ciências. O trabalho realizou uma intervenção na práxis didática, buscando inová-la com recursos educacionais diferenciados, que integraram a estratégica metodológica, aqui desenvolvida. Depreende-se da realidade vivenciada nas escolas, bem como dos resultados desta investigação, uma leitura que vai além da simples análise da eficácia de determinada(s) metodologia(s) e estratégias metodológicas. A realidade experienciada demonstrou problemas que extrapolam as paredes das escolas. Fatores políticos e sociais merecem especial atenção, quando se pretende entender o contexto educacional vigente no país. Intervir nele ou pensar mudá-lo, exige muito mais do que recursos e estratégias educacionais podem fazer

Abstract: International reports indicate the need for an education that promotes, among other things, the acquisition of knowledge and skills necessary to promote sustainable development and its characteristic values: global citizenship and appreciation of cultural diversity, and promotion of a culture of peace and nonviolence, human rights and gender equality, a more harmonious relationship between human communities and the environment. To achieve these objectives, in addition to the revision of the curricula, the development of new resources and didactic-pedagogical practices, as well as studies and reflections which promote more effective and relevant teaching and learning are necessary. In this context the present study investigated how and to what extent teaching and learning can be supported from the point of view of the curricular guidelines in the country, using the educational space of a Science Museum (or using a Science Museum as the educational space). The work conducted an intervention in the teaching practice, seeking its innovation with different educational resources, which integrated the methodological strategy developed. The conclusion of this investigation and the reality experienced in the schools go beyond a simple analysis of the effectiveness of particular method(s) and methodological strategies. The reality experienced showed problems that trespaa the school walls. Political and social factors deserve special attention when one intendes to understand the current educational context of the country. To intervene or think about changing it requires much more than what educational resources and strategies can do
Subject: Educação básica
Inovações educacionais
Museus - Aspectos educacionais
Editor: [s.n.]
Citation: PRIONE, Gustavo Cavalcante. Recursos oferecidos por um museu de ciências para uma educação comprometida com a sustentabilidade. 2016. 1 recurso online (202 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/330572>. Acesso em: 31 ago. 2018.
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IG - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Cavalcante_GustavoPrione_M.pdf62.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.