Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/330521
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: A relação compositor/intérprete : apontamentos históricos, relatos composicionais e estudo de caso na obra O Chamado do Anjo de Leonardo Martinelli
Title Alternative: The composer/performer relationship : historical notes, compositional accounts and case study in the work O Chamado do Anjo by Leonardo Martinelli
Author: Azevedo, Pedro Santos de, 1988-
Advisor: Ronqui, Paulo Adriano, 1977-
Abstract: Resumo: Este trabalho teve como foco pesquisar o relato da interação ocorrido no processo composicional e preparação da performance da obra O Chamado do Anjo para trompete solo, do compositor Leonardo Martinelli. Para tanto, foi realizada uma concisa pesquisa sobre o papel do intérprete na música partindo da Idade Média e chegando no século XXI, além de uma investigação acerca das interações ocorridas entre compositores e trompetistas desde o período barroco até os dias atuais, e uma busca mais aprofundada sobre esse tipo de interação nas composições escritas por compositores e intérpretes paulistas. Como produto, esta pesquisa apresenta alguns relatos de interação entre compositores e intérpretes, nacionais e internacionais, além de proporcionar uma nova composição para trompete solo pautada na relação compositor/intérprete e sua gravação, ocorrida por meio do relato da interação na criação de O Chamado do Anjo, além do levantamento atualizado das obras paulistas para trompete solo/solista

Abstract: This work had as focus to investigate the report of the interaction occurred in the compositional process and preparation of the performance of the work O Chamado do Anjo for solo trumpet, by the composer Leonardo Martinelli. In order to do so, a concise study was carried out on the role of the performer in music starting from the Middle Ages and arriving in the 21st century, as well as an investigation into the interactions between composers and trumpeters from the Baroque period to the present day, depth on this type of interaction in the compositions written by composers and interpreters from the State of Sao Paulo. As a product, this research presents some reports of interaction between composers and interpreters, national and international, as well as providing a new composition for solo trumpet based on the relationship between composer and performer and his recording, which occurred through the report of the interaction in the creation of O Chamado do Anjo, in addition to the updated survey of the works for solo/soloist trumpet written by composers who was born in the State of Sao Paulo
Subject: Trompete
Musica para trompete
Música - Execução
Composição (Música)
Editor: [s.n.]
Citation: AZEVEDO, Pedro Santos de. A relação compositor/intérprete: apontamentos históricos, relatos composicionais e estudo de caso na obra O Chamado do Anjo de Leonardo Martinelli. 2017. 1 recurso online ( p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/330521>. Acesso em: 2 set. 2018.
Date Issue: 2017
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Azevedo_PedroSantosDe_M.pdf5.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.