Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/330345
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: O artista, o trapézio e o processo de criação = reflexões de uma trapezista da cena contemporânea = The artist, the trapeze and the creative process
Title Alternative: The artist, the trapeze and the creative process : reflections of a trapezist of the contemporary scene
Author: Stoppel, Erica Raquel, 1967-
Advisor: Costas, Ana Maria Rodriguez, 1965-
Abstract: Resumo: Nesta dissertação, observa-se o processo de criação de uma artista-autora-intérprete e, mais especificamente, de uma trapezista formada em escolas de circo que investiga a potência dramática, expressiva e narrativa da linguagem do circo na construção de uma dramaturgia a partir do trabalho com trapéio fixo e trapézio em balanço. O trabalho prático-teórico aborda as peculiaridades dessa linguagem e a relação que se estabelece na fricção com outras linguagens artísticas, levantando questões sobre o fazer artístico do circo na cena contemporânea. Os relatos do caderno de campo, que atravessam o texto, revelam momentos nos quais emerge a articulação entre a vivência e a teorização. As temáticas que se atualizam nesta pesquisa abordam o corpo, o risco, a técnica e sua relação com a arte em diálogo com pesquisadores da atualidade que estudam o circo num cenário mundial de importantes transformações. Os resultados deste estudo fortalecem as bases que fundamentam a pesquisa artística circense, lançando questionamentos sobre os princípios que norteiam a formação de artistas e suas implicações na produção dessa linguagem. O presente texto amplia-se com o vídeo- registro disponibilizado no Anexo I

Abstract: This dissertation outlines the creative process of a female artist, author and interpreter ¿ essentially a circus school trained aerial acrobat - investigating the dramatic, creative and narrative power of circus language on the process of dramaturgical composition, with special focus on fixed trapezoid and swinging trapeze. The practical and theoretical work approaches the singularities of this language and the relation it establishes through friction with other artistic languages by questioning how to realize artistic performance in the contemporary scene. The logbook reports that are found throughout the text, reveal moments of emerging articulation between experience and theorization. The topics - updated in this research - address body, risks, techniques and its relation to art through a dialogue with actual researchers who are studying the circus in a worldwide scenario of important transformations. The results of this work strengthen the bases who substantiate circus arts research by opening questionings about principles that guide the formation of artists and its implications with language production. Video records are available in annex to broaden the content of this text
Subject: Circo
Processo criativo
Artistas circenses
Risco
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Stoppel_EricaRaquel_M.pdf37.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.