Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/325590
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Marcelo Ramos Lazzarattopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artespt_BR
dc.format.extent1 recurso online (220 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeTESE DIGITALpt_BR
dc.titleEntre o ouvido e a voz = Between the ear and the voicept_BR
dc.title.alternativeBetween the ear and the voicept_BR
dc.contributor.authorCastro, Rodrigo Spina de Oliveira, 1978-pt_BR
dc.contributor.advisorLazzaratto, Marcelo Ramos, 1967-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Artespt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Artes da Cenapt_BR
dc.subjectPercepção auditivapt_BR
dc.subjectVozpt_BR
dc.subjectSilênciopt_BR
dc.subjectRespiraçãopt_BR
dc.subjectAlteridadept_BR
dc.subject.otherlanguageAuditory perceptionen
dc.subject.otherlanguageVoiceen
dc.subject.otherlanguageSilenceen
dc.subject.otherlanguageRespirationen
dc.subject.otherlanguageAlterityen
dc.description.abstractResumo: Esta investigação teve como objetivo primeiro compreender a relação entre o sentido da audição e as vocalidades do ator contemporâneo. O estudo percorreu aspectos evolutivos, fisiológicos, cognitivos e psíquicos para que, em um segundo momento, experiências práticas com diversos atores fossem realizadas. O estudo foi centrado no conceito chamado Encontro Vocal, que vincula toda emissão da voz ao que o ator escuta de um outro, pelo qual ele recebe novos materiais pelas ressonâncias no espaço, dilatando suas percepções de forma integral, redimensionando sua poética por meio de uma conexão sensível entre as fisiologias em estado de criação, em estímulos sonoros percebidos e trocados. Um segundo conceito que surgiu durante a pesquisa prática, aqui chamado Ser Substantivo, abarca um território de investigação íntima e vertical, que antecede a organização formal das vocalidades no corpo do ator, por meio da sensibilização auditiva. Além dos conceitos expostos que foram aprofundados pelas práticas juntos aos atores, alguns outros temas tangenciaram o estudo, objetos de estudos de diversos pesquisadores da voz e que aqui foram revisitados sob a perspectiva da audição: silêncio, respiração, comunicação e a palavra cênicapt
dc.description.abstractAbstract: This research aims to first understand the relationship between the sense of hearing and the vocalities of the contemporary actor. The study covered evolutionary, physiological, cognitive and psychic aspects so that, in a second moment, practical experiences with several actors were realized. The study was centered on the concept called Vocal Encounter, which links all the emission of the voice to what the actor hears of another, by which he receives new materials by the resonances in space, dilating his perceptions in an integral way, resizing his poetics by means of a sensitive connection between physiologies in the state of creation, in perceived and exchanged sound stimuli. A second concept that emerged during the practical research, here called Substantive Being, encompasses a territory of intimate and vertical investigation, which precedes the formal organization of the vocalities in the actor's body through auditory sensitization. In addition to the concepts exposed that were deepened by the practices with the actors, some other themes were included in the study, objects of several voice researchers and that were revisited here from the perspective of hearing: silence, breathing, communication and the scenic worden
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.citationCASTRO, Rodrigo Spina de Oliveira. Entre o ouvido e a voz = Between the ear and the voice. 2017. 1 recurso online (220 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineTeatro, Dança e Performancept_BR
dc.description.degreenameDoutor em Artes da Cenapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameAlmeida, Veronica Fabrini Machado dept_BR
dc.contributor.committeepersonalnameOkamoto, Eduardopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameVolpe, Marina Fernanda Eliaspt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameBastos, Maria Helena Franco de Araújopt_BR
dc.date.defense2017-07-04T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2017-10-11T19:00:27Z-
dc.date.accessioned2017-10-11T19:00:27Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-11T19:00:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Castro_RodrigoSpinaDeOliveira_D.pdf: 2188190 bytes, checksum: 5ec85fb9fe2fcc0064935c916fd72611 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/325590-
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Castro_RodrigoSpinaDeOliveira_D.pdf2.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.