Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/325590
Type: TESE DIGITAL
Título : Entre o ouvido e a voz = Between the ear and the voice
Otros títulos : Between the ear and the voice
Autor : Castro, Rodrigo Spina de Oliveira, 1978-
Advisor: Lazzaratto, Marcelo Ramos, 1967-
Resumen : Resumo: Esta investigação teve como objetivo primeiro compreender a relação entre o sentido da audição e as vocalidades do ator contemporâneo. O estudo percorreu aspectos evolutivos, fisiológicos, cognitivos e psíquicos para que, em um segundo momento, experiências práticas com diversos atores fossem realizadas. O estudo foi centrado no conceito chamado Encontro Vocal, que vincula toda emissão da voz ao que o ator escuta de um outro, pelo qual ele recebe novos materiais pelas ressonâncias no espaço, dilatando suas percepções de forma integral, redimensionando sua poética por meio de uma conexão sensível entre as fisiologias em estado de criação, em estímulos sonoros percebidos e trocados. Um segundo conceito que surgiu durante a pesquisa prática, aqui chamado Ser Substantivo, abarca um território de investigação íntima e vertical, que antecede a organização formal das vocalidades no corpo do ator, por meio da sensibilização auditiva. Além dos conceitos expostos que foram aprofundados pelas práticas juntos aos atores, alguns outros temas tangenciaram o estudo, objetos de estudos de diversos pesquisadores da voz e que aqui foram revisitados sob a perspectiva da audição: silêncio, respiração, comunicação e a palavra cênica

Abstract: This research aims to first understand the relationship between the sense of hearing and the vocalities of the contemporary actor. The study covered evolutionary, physiological, cognitive and psychic aspects so that, in a second moment, practical experiences with several actors were realized. The study was centered on the concept called Vocal Encounter, which links all the emission of the voice to what the actor hears of another, by which he receives new materials by the resonances in space, dilating his perceptions in an integral way, resizing his poetics by means of a sensitive connection between physiologies in the state of creation, in perceived and exchanged sound stimuli. A second concept that emerged during the practical research, here called Substantive Being, encompasses a territory of intimate and vertical investigation, which precedes the formal organization of the vocalities in the actor's body through auditory sensitization. In addition to the concepts exposed that were deepened by the practices with the actors, some other themes were included in the study, objects of several voice researchers and that were revisited here from the perspective of hearing: silence, breathing, communication and the scenic word
Palabras clave : Percepção auditiva
Voz
Silêncio
Respiração
Alteridade
Editorial : [s.n.]
Fecha de publicación : 2017
Aparece en las colecciones: IA - Tese e Dissertação

Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
Castro_RodrigoSpinaDeOliveira_D.pdf2.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.