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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Silvio Ancizar Sanchez Gamboapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent1 recurso online (277 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeTESE DIGITALpt_BR
dc.titleA produção do conhecimento sobre formação de profissional em educação física : realidade e perspectivas superadoraspt_BR
dc.title.alternativeKnowledge production on professional formation in physical education : reality and outlooking perspectiviespt_BR
dc.contributor.authorPinho, Carolina Santos Barroso de, 1981-pt_BR
dc.contributor.advisorSanchez Gamboa, Silvio Ancisar, 1949-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subjectProdução do conhecimentopt_BR
dc.subjectPós-graduaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectEducação física - Formação de professorespt_BR
dc.subject.otherlanguageKnowledge productionen
dc.subject.otherlanguagePostgraduation;en
dc.subject.otherlanguageTeacher Formationen
dc.subject.otherlanguageEpistemologyen
dc.subject.otherlanguagePhysical education - Teacher formationen
dc.description.abstractResumo: Esta tese está entre aquelas que tratam da Formação de Professores e da luta pela mudança de seus rumos, especialmente na Educação Física. Particularmente, buscamos explicações científicas relacionadas a essas mudanças no conhecimento científico produzido sobre o tema. Neste sentido, o objetivo desta tese foi sistematizar e analisar, a partir da identificação das características gerais da produção do conhecimento em "formação profissional na educação física", as propostas pedagógicas, sociais e políticas para superação dos conflitos ¿ tanto de ordem epistemológica como políticos - da problemática da definição das Diretrizes Curriculares da Educação Física. Para tal, analisamos as possibilidades que vêm sendo desenvolvidas, no que diz respeito à "Formação Profissional em Educação Física" (FPEF), em 451 pesquisas realizadas entre os anos de 1982 e 2015 no Brasil. Mais precisamente, buscamos identificar as principais proposições sobre a aprovação das Resoluções 03/87, 01/02, 02/02 e 07/04 na produção científica. O crescente volume de produções que abordam a "Formação Profissional na Educação Física" e o fato de as discussões sobre as DCNEF terem sido retomadas no Conselho Nacional de Educação, em 2015, depois de mais de 10 anos da aprovação da Resolução 07/04, justificam o balanço epistemológico que realizamos. Para tal, nos pautamos na abordagem crítico-dialética e realizamos uma pesquisa bibliográfico-documental, na qual levamos em consideração os nexos entre a produção do conhecimento e os determinantes sócio-político-econômicos. Identificamos que a 70% das pesquisas foram realizadas em Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação Física, em IES federais. Sobre o perfil de quem orienta as pesquisas em FPEF, identificamos 226 orientadores (as), sendo a maioria (56%) do gênero feminino. Identificamos um predomínio de pesquisas que tratam das relações da FPEF com o Mundo do Trabalho têm sido privilegiados, com 24% do total. Destacamos que há maior incidência, entre as abordagens teórico-metodológicas, a crítico-dialética (43%), seguida da fenomenológico-hermenêutica (21%), pós-moderna (20%) e por último a empírico-analítica (16%). Realizamos análises baseados nos pares de categorias do método dialético realidade-possibilidades e necessário-contingente. Concluímos que há na produção de conhecimento no campo da educação física proposições relativas à formação profissional comprometidas com um projeto de formação do trabalhador em Educação Física (e dos trabalhadores em geral) qualitativamente superior, omnilateral, que atenda, efetivamente, às demandas e reivindicações históricas da classe trabalhadora. Este projeto tem como perspectiva central a construção de um projeto histórico superador das relações de apropriação e acumulação privada do capital e se alinha com as ações de resistência coletivas que unificam trabalhadores e movimentos de luta no mundo todo, para superar o capitalismo. Uma vez que os resultados são demarcados pelas determinações de tempo, espaço e condições de realização da pesquisa, eles são provisórios. Entretanto, acreditamos que as análises realizadas nesta pesquisa sinalizam para novos desafios no campo da educação física, particularmente na formação de professores na áreapt
dc.description.abstractAbstract: This thesis is among those that deal with teacher formation and the struggle to change its course, especially in Physical Education. In particular, we seek scientific explanations related to these changes in the scientific knowledge produced on the subject. In this sense, the objective of this thesis was to systematize and analyze, from the identification of the general characteristics of the production of knowledge in "professional formation in physical education", pedagogical, social and political proposals to overcome conflicts - both epistemological and political - the problematic of the definition of the Curriculum Guidelines of Physical Education. To that end, we analyze the possibilities that have been developed, with respect to "Professional Formation in Physical Education" (PFPE) in 451 researches conducted between 1982 and 2015 in Brazil. More precisely, we seek to identify the main proposals on the approval of Resolutions 03/87, 01/02, 02/02 and 07/04 in scientific production. The growing volume of productions that deal with "Professional Training in Physical Education" and the fact that the discussions about the DCNEF were resumed in the National Council of Education in 2015, after more than 10 years of the approval of Resolution 07/04, justify the epistemological balance that we realize. In order to do this, we are guided by a critical-dialectic approach and we carry out a bibliographic-documentary research, in which we consider the links between the production of knowledge and the socio-political-economic determinants. We identified that 70% of the researches were carried out in Post-Graduation Programs in Education and Physical Education, in federal university. Regarding the profile of the person who guides the research in PFPE, we identified 226 counselors, the majority (56%) being female. We have identified a predominance of researches that deal with PFPE's relations with the world of work have been privileged, with 24% of the total. The critical-dialectic approach (43%), followed by phenomenology-hermeneutics (21%), postmodern (20%), and empirical-analytic (16%) were the most important among the theoretical-methodological approaches. We analyzes based on the pairs of categories of the dialectical method of reality-possibilities and necessary-contingent. We conclude that there is in the production of knowledge in the area of physical education propositions related to formation training committed to a project of formation the worker in Physical Education (and workers in general) qualitatively superior, omnilateral, that effectively meets the demands and historical claims of the working class. This project has as its central perspective the construction of a historical project that overcomes the relations of appropriation and private accumulation of capital and aligns itself with the collective resistance actions that unify workers and fighting movements worldwide to overcome capitalism. Once the results are demarcated by the determinations of time, space and conditions of the research, they are provisional. However, we believe that the analyzes carried out in this research point to new challenges in the field of physical education, particularly in the formation of teachers in the areaen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.citationPINHO, Carolina Santos Barroso de. A produção do conhecimento sobre formação de profissional em educação física: realidade e perspectivas superadoras. 2017. 1 recurso online (277 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineFilosofia e História da Educaçãopt_BR
dc.description.degreenameDoutora em Educaçãopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSilva, Régis Henrique dos Reispt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameOliveira, Joelma Albuquerque dept_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSa, Katia Oliver dept_BR
dc.contributor.committeepersonalnameLamar, Adolfo Ramospt_BR
dc.date.defense2017-03-31T00:00:00Zpt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber2012/21531-1pt_BR
dc.date.available2017-08-10T15:14:47Z-
dc.date.accessioned2017-08-10T15:14:47Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-10T15:14:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Pinho_CarolinaSantosBarrosoDe_D.pdf: 4302678 bytes, checksum: c68f4c7d962198d58bde538790d4513b (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/322801-
dc.description.sponsorFAPESPpt_BR
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