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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Francisco Benjamin de Souza Nettopt_BR
dc.descriptionTese não autorizada para disponibilização na Internetpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.format.extent349p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleAverróis e a Arte de Governar : (Uma leitura aristotélica d¿A República)pt_BR
dc.title.alternativeAverroes and the Art of Governingpt_BR
dc.contributor.authorPereira, Rosalie Helena de Souzapt_BR
dc.contributor.advisorSouza Netto, Francisco Benjamin de, 1937-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.subjectAristótelespt_BR
dc.subjectPlatãopt_BR
dc.subjectAverrois, 1126-1198pt_BR
dc.subjectFarabi, ca. 870-950pt_BR
dc.subjectFilosofia medievalpt_BR
dc.subjectFilosofia árabept_BR
dc.subjectFilosofia islâmicapt_BR
dc.subjectPoliticapt_BR
dc.subjectVirtudespt_BR
dc.subject.otherlanguageMedieval philosophyen
dc.subject.otherlanguageArabic philosophyen
dc.subject.otherlanguageIslamic philosophyen
dc.subject.otherlanguageEthicsen
dc.subject.otherlanguagePoliticsen
dc.subject.otherlanguageVirtuesen
dc.description.abstractResumo: Nossa tese apresenta um ângulo da leitura aristotélica que, no Comentário sobre A República, Averróis faz dessa obra de Platão. Nessa leitura evidencia-se a transformação do filósofo-rei platônico no phrónimos aristotélico. Nossa interpretação se baseia na versão latina dessa obra de Averróis, realizada no século XV por Elia del Medigo. No Livro II desse tratado, há uma passagem em que é dito que o soberano deve ser "sábio segundo a ciência prática e, com isso, ter o mérito da virtude cogitativa". Distinguem-se, nessa frase, a ética de Aristóteles como ciência prática e a virtude cogitativa (phrónesis), essencial para o desempenho virtuoso do soberano. Isso corrobora o que Averróis afirma no Comentário Médio à Ética Nicomaquéia: "a prudência e a arte de governar as cidades são um único campo de investigação (subiecto)". Desse modo, a arte de governar tem dois lados, o teórico e o prático, ou seja, a ética e a política. Depois de apresentarmos a primeira parte, essencial para a contextualização histórica da obra, nossa análise se debruça sobre um estudo da "virtude cogitativa" e a identifica com a prudência ou sabedoria prática, a phrónesis aristotélica. Em razão da metodologia adotada por Averróis e das críticas que ele tece à sociedade de seu tempo, esse tratado configura-se mais como uma obra original que propriamente um comentário nos moldes tradicionais de seus comentários à obra de Aristótelespt
dc.description.abstractAbstract: Our thesis presents a view of the Aristotelic reading which in the Comentary on the Republic Averroes forms of this work by Plato. In this reading the transformation of the Platonic philosopherking into the Aristotelian phrónimos becomes evident. Our interpretation is based on the Latin version of this work by Averroes, accomplished in the XVth century by Elia del Medigo. In Book II of this treatise, there is a passage in which he says that the sovereign should be "wise according to practical science, and with this, have the merit of cogitative virtue". We note, in this phrase, Aristotle¿s ethics as practical science and the cogitative virtue (phrónesis) which is essential for the sovereign¿s virtuous fulfillment. This corroborates what Averroes affirms in the Middle Commentary on Aristotle¿s Nicomachea that "prudence and the art of governing cities are a unique area of investigation (subiecto)". Thus, the art of governing has two sides, the theoretical and the practical, or, the ethical and the political. After presenting the first part, essential for the historical contextualization of the work, our analysis covers the study of "cogitative virtue", and identifies it with prudence or practical knowledge, the Aristotelian phrónesis. By reason of the methodology adopted by Averroes, and of the crititiques that he makes about the society of his time, this treatise is shaped more like an original work than a commentary on the traditional examples of his commentaries on Aristotelic worksen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, Rosalie Helena de Souza. Averróis e a Arte de Governar: (Uma leitura aristotélica d¿A República). 2008. 349p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineFilosofiapt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Filosofiapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMoraes, João Kfouri Quartim dept_BR
dc.contributor.committeepersonalnameFalbel, Nachmanpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameDe Boni, Luis Albertopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameHanania, Aida Ramezapt_BR
dc.date.defense2008-06-18T00:00:00Zpt_BR
dc.rightsfechadopt
dc.date.available2017-08-10T14:07:16Z-
dc.date.accessioned2017-08-10T14:07:16Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-10T14:07:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Pereira_ RosalieHelenaDeSouza_D.pdf: 3595627 bytes, checksum: b670287f49cf2c8c70f66e7ffb3307df (MD5) Previous issue date: 2008en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/322798-
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