Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/322778
Type: TESE DIGITAL
Title: O estudo de ciências na Escola Projeto Âncora em 2013-2014
Title Alternative: The study of science at the Anchor Project School in 2013-2014
Author: Bernardes, Tamara de Oliveira, 1984-
Advisor: Pinto Neto, Pedro da Cunha, 1960-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender como se dá o trabalho com ciências na Escola Projeto Âncora. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo "estudo de caso", já que seu objeto de estudo tem particularidades que possibilitam caracterizá-lo desta for-ma. Os dados coletados foram pesquisa de campo, entrevista com profissionais da escola e documentos institucionais. Como referencial teórico usou-se o pensamento de três es-colas, que serviram de inspiração para a elaboração da proposta pedagógica da escola pesquisada: Yásnaia Poliana, Summerhill e Escola da Ponte ¿ apresentou-se também as linhas de ensino de ciências, desde que este surgiu (década de 50 do século passado). Os dados mostraram que a escola pesquisada segue um caminho independente de correntes teóricas e que o trabalho com ciências se dá através de projetos de aprendizagem, cujos próprios estudantes decidem o que vão aprender sob orientação de seu tutor e de um mediador do projeto. Os dados foram analisados buscando encontrar regularidades, si-milaridades e discrepâncias entre eles. A partir da análise foi possível concluir que esta escola não se enquadra em nenhuma abordagem do ensino de ciências, pois apesar de cumprir com as determinações do Ministério da Educação - MEC, segue um perfil inde-pendente, valorizando a autonomia, o aprendizado de valores humanos e o interesse do estudante. Neste processo, a escola vivencia algumas tensões com relação ao que se pro-põe e ao que realiza

Abstract: This research aims to understand how science is worked at Âncora Project School. It is a qualitative research of a case study, since its subject matter has peculiarities that charac-terize it that way. Data were collected from field research, interviews with school per-sonnel and documents of the same. As a theoretical frame of reference three lines of thought from three schools were used and served as inspiration to develop the pedagog-ical proposal of the school researched: Yasmáic Paliane, Summerhill and Escola da Pon-te. It was also presented the education lines of science since it emerged in the 50¿s of the last century. The data showed that the school researched follows an independent path of theoretical currents and that working with science is through learning projects. The students themselves decide what they will learn under the guidance of their tutor and a project facilitator. Data were analyzed to find regularities, similarities and differ-ences between them. From the analyses, it was concluded that this school does not fit into any approach to science education, despite complying with the provisions of the Ministry of Education, following an independent profile, valuing autonomy, the learning of human values and student interest. In this process, the school experience some ten-sions regarding what is proposed and what performs
Subject: Educação democratica
Ensino fundamental
Aprendizagem
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Bernardes_TamaraDeOliveira_M.pdf2.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.