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Type: TESE DIGITAL
Title: Física ambiental em espaços não formais de educação : estudo da percepção de professores brasileiros
Title Alternative: Environmental physics in non-formal spaces of education : brazilians teacher's perception study
Author: Moraes, Letícia Estevão, 1989-
Advisor: Gebara, Maria José Fontana, 1959-
Abstract: Resumo: O presente trabalho investigou as percepções de professores de Física da educação básica sobre a utilização de espaços não formais e sobre a temática "Física Ambiental". A Física Ambiental possibilita ao professor apresentar as questões socioambientais sob a ótica dos conteúdos de Física. Para isso, foi construído um questionário composto por 33 questões em escala Likert, com o intuito de identificar: a forma como os professores percebem o apoio da gestão escolar à utilização de espaço não formais; a abertura dos professores à novas metodologias de ensino; a utilização da temática Física Ambiental nas aulas desses professores. Esse questionário, disponibilizado em uma plataforma online, foi direcionado, inicialmente, aos alunos do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), todos eles, obrigatoriamente, professores de Física. No entanto, devido ao baixo índice numérico de respondentes, estendemos os convite ¿ amplamente divulgado através de redes sociais ¿ para quaisquer professores de Física, em exercício que manifestassem interesse em participar, assim como para licenciandos em Física. As respostas foram analisadas com software estatístico IBM SPSS, através da técnica de análise fatorial. Com tal técnica estatística é possível analisar as correlações das frases em escala Likert, organizando-as em grupos de fatores que permitem o estudo do perfil dos professores, assim como suas atitudes, valores, sentimentos e ações. A análise dos dados dos 109 professores que participaram da pesquisa conduziu à divisão nos seguintes subgrupos: professores de escolas públicas e de escolas privadas; professores que atuam há menos de 10 anos e professores que atuam há mais de 10 anos; mulheres e homens. A análise dos dados se deu numa abordagem qualitativa e quantitativa. De modo geral, os resultados indicaram que os professores que participaram desta pesquisa buscam, na medida do possível, novas maneiras de ensinar Física, através de metodologias de ensino variadas para desenvolver suas práticas escolares. Sobre a Física Ambiental, foi observado que, embora esta temática seja nova no Brasil, os professores tendem a realizar aproximações dos conteúdos de Física com as questões ambientais, seja através de propostas interdisciplinares, novas metodologias de ensino ou através de discussões entre ciência e meio ambiente. No entanto, sobre a utilização dos espaços não formais, observamos que os professores de escolas privadas são os profissionais mais propensos à utilização de espaços educativos fora do ambiente escolar. Sobre os professores de escolas públicas, professores que atuaram há menos de 10 anos e mulheres, foi perceptível a abertura desses profissionais para novas metodologias de ensino, o que os torna potenciais candidatos para abraçar a prática da Física Ambiental em espaços não formais

Abstract: The aim of this work was to investigate the expectations of basic education Physics Teachers about the usage of non-formal spaces in Environmental Physics teaching. The Environmental Physics enables the teacher to present the socio-environmental issues from the perspective of the Physics contents. To achieve this goal, a survey with 33 questions using the Likert scale was developed and made it available online. The answers were analyzed using the factorial analyzes technique ¿ a statistical technique that evaluates the correlation of phrases using the Likert scale, resulting in a group of factors which were used to study the teacher¿s profiles, such as their attitudes, values, feelings and actions. The analysis was carried out in the IBM SPSS software. A total of 109 teachers participated in the survey. Their answers were placed into three subsets: 1) Public and private school teachers, 2) Teachers with less operating time and more than 10 years in schools and 3) Men and women. The analysis developed in this study was quantitative and qualitative. The results show that the teachers who have answered the survey seek, whenever is possible, the use of new approaches in Physics teaching. Regarding Environmental Physics, it was observed that although this theme is new in Brazil, teachers tend to approximate the contents of Physics with environmental issues, either through interdisciplinary proposals, new teaching methodologies or through discussions between science and the environment. However, when it comes to the use of non-formal spaces, we noticed that private school teachers are those more likely to use them. Public school teachers, teachers with less time performance to 10 years in schools and women were the ones who demonstrated a high interest in learning new teaching methodologies, what makes them potential candidates to embrace the practice of Environmental Physics in non-formal spaces
Subject: Física ambiental
Educação não formal
Pesquisa qualitativa
Pesquisa quantitativa
Percepção
Física - Estudo e ensino
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:IFGW - Dissertação e Tese

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