Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/322600
Type: TESE DIGITAL
Title: Constituição da docência em um grupo de estudantes de física = um estudo de caso junto ao PIBID = onstitution of teaching in a group of physics students: a case study close to PIBID
Title Alternative: Constitution of teaching in a group of physics students : a case study close to PIBID
Author: Oliveira, Franciele Gonçalves de, 1991-
Advisor: Silva, Fernanda Keila Marinho da, 1975-
Abstract: Resumo: O objetivo deste estudo é a realização de uma análise da constituição da docência, de modo a investigar a influência do PIBID ¿ UFSCar/Sorocaba na formação inicial de licenciandos em física. Ponderando alguns fatores considerados emblemáticos no contexto de ensino da área da física, tais como a formação docente carente em termos numéricos e em termos reflexivo-críticos, o ensino da física ainda considerado de maneira equivocada, e a importância do investimento na formação e valorização de professores através de políticas públicas educacionais, nossas perguntas centrais são: "Como os licenciandos em física se relacionam com a docência? Quais aspectos da formação docente são construídos pelos estudantes durante a participação no PIBID?" Tem-se como objetivos específicos: 1) conhecer os motivos que conduziram os estudantes a participar do PIBID; 2) compreender as ações desenvolvidas no PIBID FÍSICA- UFSCar/Sorocaba, bem como a importância dessas ações para os licenciandos e; 3) analisar o papel dos formadores (coordenador e supervisor) no processo formativo para a docência, segundo a concepção dos estudantes ¿ bolsistas. A pesquisa elucida os objetivos através de uma perspectiva qualitativa sócio-histórica (FREITAS, 2002b; VIGOTSKI, 2007), utilizando-se do estudo de caso como estratégia de investigação. Os dados que compõem a pesquisa provêm de entrevistas semiestruturadas dos licenciandos participantes do PIBID Física ¿ UFSCar/Sorocaba. A descrição, a análise e a interpretação dos dados foram feitas seguindo a lógica do procedimento metodológico denominado núcleos de significação (AGUIAR; OZELLA, 2006), que com base nos fundamentos epistemológicos da perspectiva sócio-histórica ajuda na apropriação das significações constituídas pelo sujeito frente à realidade e, com isso foi possível estabelecer um conjunto de vinte (20) pré-indicadores; seis (06) indicadores e dois (02) núcleos de significação. A partir dos resultados alcançados, podemos considerar que o programa colabora na intermediação do contato dos estudantes com a prática profissional docente, todavia, os bolsistas revelam que a docência é um ofício complexo, contraditório e que mobiliza angústia e gera apreensão

Abstract: The objective of this study is to carry out an analysis of the teacher's constitution, in order to investigate the influence of PIBID - UFSCar/Sorocaba in the initial formation of the physics graduates. Pondering some factors considered emblematic in the context of teaching in the physics area, such as teacher training in numerical terms and reflexive-critical terms, physics teaching still considered in a wrong way, and the importance of investment in training and valuing teachers through public educational policies, our main questions are: "How do physics graduates relate to teaching? What aspects of teacher education are built by students during participation in PIBID?"The specific objectives are: 1) to know the reasons that led the students to participate in PIBID; 2) understand the actions developed in PIBID PHYSICS - UFSCar/Sorocaba, as well as the importance of these actions for the licenciandos and; 3) to analyze the role of trainers (coordinator and supervisor) in the training process for teaching, according to the student - scholarship conception. The research elucidates the objectives through a qualitative socio-historical perspective (FREITAS, 2002b; VIGOTSKI, 2007), using the case study as a research strategy. The data that compose the research come from semi-structured interviews of the graduates participating in the PIBID Physics - UFSCar/Sorocaba. The description, analysis and interpretation of the data were done following the logic of the methodological procedure called signification cores (AGUIAR; OZELLA, 2006), which based on the epistemological foundations of the socio-historical perspective helps in the appropriation of the meanings constituted by the subject front to the reality, and with this it was possible to establish a set of twenty (20) pre-indicators; six (06) indicators and two (02) significance cores. From the results achieved, we can consider that the program collaborates in the intermediation of students' contact with professional teaching practice, however, the scholarship holders reveal that teaching is a complex, contradictory craft that mobilizes anguish and generates apprehension
Subject: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Formação inicial do professor
Física - Estudo e ensino
Núcleos de significação
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:IFGW - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Oliveira_FrancieleGoncalvesDe_M.pdf1.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.