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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientadores: José de Alencar Simoni, Denise Silva Vilelapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghinpt_BR
dc.format.extent1 recurso online ( 172 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeTESE DIGITALpt_BR
dc.titleO ensino de matemática na educação escolar indígena : (im)possibilidades de traduçãopt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of mathematics in indigenous school education : translation (im)possibilitiespt_BR
dc.contributor.authorMonteiro, Hélio Simplicio Rodrigues, 1971-pt_BR
dc.contributor.advisorSimoni, Jose de Alencar, 1953-pt_BR
dc.contributor.coadvisorVilela, Denise Silvapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb Wataghinpt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.subjectEducação bilíngue - Estudos interculturaispt_BR
dc.subjectÍndios - Línguaspt_BR
dc.subjectTradução e interpretação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLinguagem e linguas - Gramáticapt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subject.otherlanguageBilingual education - Cross-cultural studiesen
dc.subject.otherlanguageIndians - Languagesen
dc.subject.otherlanguageTranslating and interpreting - Study and teachingen
dc.subject.otherlanguageLanguage and languages - Grammarsen
dc.subject.otherlanguageEthnomathematicsen
dc.description.abstractResumo: Este trabalho de pesquisa tem como objetivo compreender em que medida, tanto a tradução quanto a criação de novos termos para a língua indígena, cumpririam a intenção de transferência dos significados e levaria os indígenas ao conhecimento matemático tido como referência. O campo de pesquisa foi explorado entre os professores indígenas dos povos Xerente e Karajá. A problemática desta pesquisa surgiu do meu trabalho como professor/formador do curso de Formação Inicial em Magistério Indígena do Estado do Tocantins com esses povos, dentre os quais constatei que, em meio à língua materna, era utilizado o português exclusivamente para termos e expressões da matemática, fato que indicava a inexistência deles naquelas línguas indígenas. Diante disso, surge a questão: como lidar com a proposta, presente na literatura analisada, de se criar ou traduzir novas terminologias em línguas indígenas que denotem a linguagem matemática? O referencial teórico adotado se inspira nos conceitos de Jogos de Linguagem, Gramática, Formas de Vida, Uso e Semelhanças de Família, desenvolvidos pelo filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein, assim como os estudos sobre Multiculturalismo e Etnomatemática e os Estudos da Tradução. Foram realizadas entrevistas com professores indígenas Xerente e Karajá. Contribuíram ainda com a análise dos dados, além do meu o diário de campo elaborado por ocasião do Curso de Formação Inicial em Magistério Indígena, em nível médio, ofertado pelo governo do Tocantins, assim como observação de uma aula de matemática em uma escola indígena de uma aldeia Xerente. A pesquisa revela que tanto a tradução de palavras da língua portuguesa para a língua indígena quanto a criação de novos termos para a língua indígena não cumpririam a intenção de transferência dos significados que levaria os indígenas ao conhecimento matemático tido como referênciapt
dc.description.abstractAbstract: This research aims to understand how the translation and the creation of new terms in the indigenous languages, would meet the intent of transferring meanings and could lead the Indigenous to mathematical knowledge that they have as a reference. The field study was explored among the teachers of indigenous peoples Karajá and Xerente. The problem of this research came from my work as a teacher/trainer in a course of initial training in indigenous Magisterium of Tocantins with these indigenous people, among whom I found in the middle of the mother language was used the Portuguese solely for mathematics terms and expressions, a fact that indicates the absence of these terms in these indigenous languages. Therefore, the question arises: how to cope with the proposal, present in the literature that was analyzed, about create or translate new terminology in indigenous languages that denoting mathematical language? The theoretical framework adopted is based on the concepts of Languages Games, Grammar, Form of Life, Use and Family Resemblances, developed by the Austrian philosopher Ludwig Wittgenstein, as well as studies on Multiculturalism, Ethnomathematics and Translation. For the analyses we made interviews with indigenous teachers Xerente and Karajá. Also, contributed to data analysis a diary that I do during the Initial Training Course on Indigenous Teachers in middle level offered by the government of Tocantins, as well as observation of mathematics classes in an Indian school in a Xerente's village. This research reveals that both, the translation of the Portuguese word for the indigenous language as the creation of new terms of indigenous languages in order to convey the meanings that would lead the Indians to mathematical knowledge taken as a reference would not be meten
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.citationMONTEIRO, Hélio Simplicio Rodrigues. O ensino de matemática na educação escolar indígena: (im)possibilidades de tradução. 2016. 1 recurso online ( 172 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEnsino de Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMendes, Jackeline Rodriguespt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameWunder, Alikpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameRocché, Domingo Yojcompt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSilveira, Marisa Rosâni Abreu dapt_BR
dc.date.defense2016-11-11T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2017-07-14T16:40:02Z-
dc.date.accessioned2017-07-14T16:40:02Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-14T16:40:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monteiro_HelioSimplicioRodrigues_D.pdf: 3573547 bytes, checksum: a64fdf44886371ee7a20f271e9fb6aaf (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/322481-
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