Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/320981
Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Artigos científicos como recurso didático no ensino de química analítica
Title Alternative: Scientific articles as a didactic resource for analytical chemistry teaching
Author: Aguiar, Valeska Soares, 1987-
Advisor: Simoni, Jose de Alencar, 1953-
Abstract: Resumo: Neste trabalho foi aplicado um recurso didático alternativo em aulas práticas de Química Analítica para alunos do terceiro semestre de Engenharia Química. Os artigos científicos tratam de aplicações de métodos instrumentais de análise química, e foram utilizados com a finalidade de aperfeiçoar o processo de aprendizagem e de contribuir com a alfabetização científica na Educação Superior. A ideia inicial era verificar a potencialidade desse recurso como uma possível alternativa ou complemento ao ensino baseado na experimentação prática em Química. O trabalho foi desenvolvido num período de doze semanas, metade delas destinada à realização de atividades experimentais e, as demais, ao uso dos artigos científicos. Os alunos dividiram-se em duplas nas atividades de leitura e de interpretação dos textos científicos, e trabalharam individualmente nas demais atividades. Além das leituras, outras tarefas foram exigidas dos alunos: 1) elaboração de resumos, 2) elaboração de perguntas e respostas, e 3) resposta a um questionário final, a fim de se analisar a visão discente sobre as atividades. Os resultados obtidos foram analisados com o objetivo de investigar as contribuições da leitura dos textos por parte dos alunos para o ensino de Química Analítica. Os referenciais utilizados foram a Análise de Discurso, de acordo com os preceitos de Pêcheux, para a análise dos resumos e das respostas, e a Taxonomia de Bloom, para a análise das perguntas. A identificação de discursos em que houve produção de sentidos e o crescente desenvolvimento da autoria com características da repetição histórica, assim como a categorização de perguntas produzidas pelos alunos em patamares mais elevados de aprendizagem, de acordo com a taxonomia de Bloom, permitiram inferir que, ao longo da aplicação da atividade, os alunos aperfeiçoaram a capacidade de interpretação de textos, produzindo e ampliando seus conhecimentos. Com isso, observaram-se contribuições relevantes para os processos de ensino, de aprendizagem e de alfabetização científica por meio da utilização desse recurso didático ¿ os artigos científicos

Abstract: The overall purpose of this study was to apply an alternative method of teaching during the practical classes held by the Analytical Chemistry semester discipline of a bachelor degree program in Chemical Engineering. Such method could be described as the controlled use, during the classes, of scientific articles about instrumental tools of chemical analysis. These texts were used as a learning resource in order to improve the learning process and to contribute to the scientific literacy provided by the higher education. The initial idea was to verify the potential of this method as a possible alternative or complement to the usual experiment-based teaching of Chemistry. Studies were then developed during twelve weeks and divided into two modules. The first of them lasted for three weeks and focused on experimental activities, while the other, in the remaining semester, focused on the work with the scientific articles. Regarding the latter, the proposed activities required the students to read the article with a partner and then to individually develop the following assignments: 1) writing an article-inspired summary, 2) formulating questions addressed to others, and answers for their queries, and 3) responding to a final questionnaire, handed by the researcher with the intention of analyzing their views on the achievements provided with the activities. The results obtained through their reading were analyzed to assess possible contributions to Analytical Chemistry teaching. Theory of Discourse Analysis, according to Pêcheux concepts, and Bloom¿s Taxonomy were chosen to theoretically support the analysis of the produced discourses. By identifying the production of meaning and the increasing development of authorship by historical repetition, as well as the scope of higher levels of learning, the analysis implied that, over the application of the proposed method, students perfected their skills in interpreting texts, producing and expanding their knowledge. Therefore, outstanding contributions to teaching, learning and scientific literacy processes have arisen through the use of this alternative resource ¿ the scientific article
Subject: Publicações científicas
Análise do discurso
Recursos didaticos
Química analítica
Ensino superior
Editor: [s.n.]
Citation: AGUIAR, Valeska Soares. Artigos científicos como recurso didático no ensino de química analítica. 2016. 1 recurso online (251 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/320981>. Acesso em: 31 ago. 2018.
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IFGW - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Aguiar_ValeskaSoares_D.pdf3.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.