Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/320851
Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Para quem você dança? A criação e a recepção da dança no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) : uma experiência com as mulheres quebradeiras de coco babaçu e com o Terecô
Title Alternative: Who do you dance for? Creation and reception in the Dancer-Researcher-Performer (BPI) method : an experience with the female babassu coconut breakers and with Tereco
Author: Cálipo, Nara 1987-
Advisor: Rodrigues, Graziela
Rodrigues, Graziela Estela Fonseca, 1954-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa aborda um exercício de recepção a partir do método Bailarino-Pesquisador- Intérprete (BPI), sendo que a criação artística esteve centralizada na comunicação com os espectadores os quais também foram a fonte coabitada. Essa experiência propiciou a ampliação da área de investigação, uma vez que o referido exercício desencadeou um desenvolvimento muito peculiar para o processo criativo que o sucedeu. Isso porque, após a realização da experiência de criar e dançar para a fonte coabitada, o desenvolvimento da pesquisa continuou ocorrendo no corpo da autora, tornando-se importante parte deste estudo. Foi constatado nesta pesquisa que a questão da recepção não excluiu a discussão e o desenvolvimento sobre o processo criativo, uma vez que se tornaram complementares. A tese traz descrições acerca do terecô, manifestação proveniente do campo coabitado no processo de criação, realizado junto às mulheres quebradeiras de coco babaçu; do processo de criação e recepção dessas mulheres frente à obra apresentada; e do desenvolvimento do processo após a experiência, culminando na incorporação da personagem Rosinha/Margarida

Abstract: This research approaches a reception exercise from the Dancer-Researcher-Interpreter Method (BPI), whereas the artistic creation was centralized on the communication with the audience which was also the cohabited source. This experience provided the enlargement of the investigation's area, since the referred exercise has begun a very peculiar development to the ulterior creative process. Simply because, after the fulfillment of the creating and dancing to the cohabited source experience, the research was still happening at the author's body, becoming important to this study. It was found that the reception's issue did not exclude the creative process discussion and development, for both of them have become complementary. The thesis brings descriptions concerning the terecô, a manifestation from the research field cohabited during the creative process, conducted among babaçu coconut-breaking women; the creative process and the women's reception of the presented artistic work; and the development of the ulterior process that culminated with the incorporation of the character Rosinha/Margarida
Subject: Bailarino-Pesquisador-Intérprete
Terecô (Religião)
Processo criativo
Artes cênicas - Audiência
Editor: [s.n.]
Citation: CÁLIPO, Nara. Para quem você dança? A criação e a recepção da dança no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI): uma experiência com as mulheres quebradeiras de coco babaçu e com o Terecô. 2016. 1 recurso online (191 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/320851>. Acesso em: 31 ago. 2018.
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Calipo_Nara1987-_D.pdf8.04 MBAdobe PDFView/Open
Calipo Video Tese.zip1.76 GBUnknownView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.