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Type: TESE
Title: Processamento auditivo : avaliação comportamental e eletrofisiológica de crianças e adolescentes com TDAH pré e pós treinamento auditivo
Title Alternative: Auditory processing : behavioral and electrophysiological assessment in children with ADHD pre and post auditory training
Author: Madruga, Camila Colussi, 1986-
Advisor: Santos, Maria Francisca Colella dos, 1963-
Abstract: Resumo: A audição é fundamental na aquisição e desenvolvimento da linguagem. Com isso, a integridade auditiva é fundamental no sistema sensorial humano, contribuindo efetivamente para o processo ensino-aprendizagem. O déficit de processamento auditivo é um distúrbio que pode coexistir com outras doenças como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A avaliação do Processamento Auditivo (PA) pode ser realizada por meio de testes comportamentais e eletrofisiológicos, sendo que o P300 pode ser uma ferramenta útil no monitoramento das mudanças ocorridas no sistema nervoso auditivo central após o treinamento auditivo. O objetivo deste estudo foi analisar os resultados dos testes dicótico não-verbal (TDNV), teste dicótico de dígitos (TDD), SSI em português, teste padrão de duração (TPD) e GIN, além dos testes eletrofisiológicos (PEATE e P300) de crianças e adolescentes com diagnóstico de TDAH pré e pós-treinamento auditivo. O grupo de estudo foi composto por 14 sujeitos com diagnóstico de TDAH realizado pelo DISAPRE/HC/UNICAMP, na faixa etária de oito a 14 anos. Desses, apenas seis realizaram treinamento auditivo e foram reavaliados em seguida. Os dados do grupo de estudo foram comparados com o grupo controle. Os resultados mostraram que as crianças e adolescentes com TDAH apresentaram diferenças estatisticamente significantes nos testes de processamento auditivo e no P300, quando comparados com o grupo controle. Na comparação do desempenho de crianças e adolescentes do grupo de estudo pré e pós-treinamento auditivo foram observadas mudanças estatisticamente significativas nos resultados dos testes TDD, SSI, TPD e GIN. Concluímos que há uma relação entre os sintomas apresentados pelos indivíduos com TDAH e os resultados dos testes de PA e que após a realização do treinamento auditivo houve melhora nas habilidades auditivas, sendo as medidas eletrofisiológicas um importante instrumento no monitoramento da terapia

Abstract: Listening is a key ability during the acquisition and development of language. With this, the auditory integrity is fundamental in human sensory system, effectively contributing to the teaching-learning process. The auditory processing deficit (APD) is a disorder that can coexist with other disorders such as Attention Deficit Disorder and Hyperactivity Disorder (ADHD). The assessment of the APD can be accomplished by means of behavioral and electrophysiological tests. In addition to that, the P300 can also be a useful tool in monitoring changes in the central auditory system after auditory training. The objective of this study was to analyze the results of nonverbal dichotic, dichotic digits, SSI in Portuguese, duration pattern, and GIN tests, in addition to electrophysiological tests (ABR and P300), of children diagnosed with ADHD, pre and post auditory training. The study group consisted of 14 subjects diagnosed with ADHD by DISAPRE / HC / UNICAMP, aged eight to 14 years. Among these, only six underwent auditory training and were then reassessed. The data of the study group were compared with the control group. The results showed that children with ADHD presented statistically significant differences in auditory processing and P300 when compared with the control group. In comparing the performance of children in the study group pre and post auditory training, statistically significant changes in test results were observed. We conclude that there is a relationship between ADHD and the results of the APD and that, after the hearing training, there was an improvement in hearing skills. In addition to that, electrophysiological measures proved to be an important tool for monitoring the therapy results
Subject: Audição
Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade
Potenciais evocados auditivos
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2014
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

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