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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Pierre Henri Luciept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Ciencia da Computaçãopt_BR
dc.descriptionO exemplar da FE pertence a Coleção de Teses do Circulo de Estudos, Memoria e Pesquisa em Educação Matematica (CEMPEM)pt_BR
dc.format.extent162f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleUtilização de material de ensino : uma alternativa para melhoria do ensino de matematica no 1. grau oficial do Estado do Piauipt_BR
dc.contributor.authorSousa, Raimundo Rodrigues dept_BR
dc.contributor.advisorLucie, Pierrept_BR
dc.contributor.advisorLucie, Pierre Henript_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática - Ensino de primeiro grau - Piauí (Estado)pt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo deste trabalho foi mostrar ate que ponto a utilização de materiais de ensino (concretos ou audiovisuais) tornaria eficaz o processo de ensino-aprendizagem em Matemática nas escolas de 1º grau da rede oficial de Teresina, tomando por base os novos resultados alcançados na 4ª série do 1º grau. A experiência foi realizada em duas escolas do Complexo Escolar Zona Norte 3, situado na Zona Norte de Teresina, compreendendo 6 turmas de 4ª série do 1° grau, sendo 3 turmas de 7° e 3 de 8º período, envolvendo duas professoras, uma com 89 alunos de 7° e outra com 81 alunos de 8° período, considerados com grupos experimentais. Para comparação dos resultados finais de aproveitamento no final do semestre, foram tomadas 6 turmas de 4ª série, compreendendo 7º e 8º períodos, envolvendo duas professoras, uma em cada período com 99 alunos no 7º e 99 no 8º. Após análise da experiência, obteve-se os seguintes resultados: - grupo experimental - 91,7% de aproveitamento a nível de aprovação; - grupo de controle - 75,7% de aproveitamento a nível de aprovação; Observa-se que o grupo experimental obteve 16% de aprovação a mais que o grupo de controle. Embora não seja objetivo deste trabalho, foi observado os índices de evasão nos dois grupos, que apresentaram 4,1% evasão no grupo experimental e 14,6 % para o grupo de controle, comprovando, portanto, a eficácia do material de ensino no processo educativo. Diante dos resultados apresentados pelo trabalho, conclui-se que há maior eficácia no processo de ensino-aprendizagem, despertando um maior interesse do aluno pela aprendizagem da Matemática e maior participação na realização das atividades desenvolvidas em sala de aula.pt
dc.description.abstractAbstract: The objective of this work is to show to what point the utilization of teaching material (concret or audiovisual) would make effective the teaching-learning process of Mathematics in the primary schools of Teresina which belong to the public school system, taking as a base the latest results in the 4th grade of the primary school. The experience was carried out in two schools of the North Zone School Complex located in the northern zone of Teresina, including six classes of the 4th grade of the primary school, three classes being from the 7th, and 3 from the 8th period, including two teachers, one with 89 students of the 7° period and the other with 81 students of the 8th periodo, considered as experimental groups. To compare the final achievement results as the end of t h e semester, six classes were taken from the 4th grade, including 7th and 8th periods, including two teachers, one from each period with 99 students in the 7th and 99 students in the 8th . After the analysis of the experiment, the following results were obtained: - experimental group - 91,7% of achievement at a passing level; - control group - 75,7% of achievement at a passing level; One can thus observe that the experimental group obtained 16% more in achievement level than the control group. Even though it was not the object of this experiment indices of drop-outs were observed in the two groups which showed a drop-out of 4,1% in the experimental group and l4,6% of the control groups thus proving the efficiency of teaching material in the educative process. Given the results presented by this work, one may conclude that there is a greater efficiency in the teaching-learning process, awakening a greater interest in the student for the learning of Mathematics and a greater participation in the achievement of the activities developed in the classroom.en
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued1981pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Raimundo Rodrigues de. Utilização de material de ensino: uma alternativa para melhoria do ensino de matematica no 1. grau oficial do Estado do Piaui. 1981. 162f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Ciencia da Computação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/306357>. Acesso em: 15 jul. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEnsino de Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.degreenameMestre em Matemáticapt_BR
dc.date.available2018-07-15T07:40:26Z-
dc.date.accessioned2018-07-15T07:40:26Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-15T07:40:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sousa_RaimundoRodriguesde_M.pdf: 2243317 bytes, checksum: 86cdff54faeecf17b236233861ea5ff3 (MD5) Previous issue date: 1981en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/306357-
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