Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284635
Type: TESE
Title: O espaço da morte e sua correlação com o sublime no cinema contemporâneo : ensaio psicoficcional na construção de um roteiro
Title Alternative: The place of death and its correspondence with the sublime in contemporary cinema : a psycho-fictional essay in script writing
Author: Botelho, Ana Maria
Advisor: Boccara, Ernesto Giovanni, 1948-
Abstract: Resumo: O trabalho constitui uma pesquisa em torno do tema da Morte e como este é abordado pelas artes contemporâneas, como pintura e especialmente o cinema, analisando o poder de transformação na nossa percepção da morte e transmutação da dor. A pesquisa se inicia utilizando subsídios conceituais vindos das Teorias sobre a Morte, o que nos leva ao estudo da Categoria Estética do Sublime e suas visões contemporâneas, passando pela teoria da Arte e, inevitavelmente, pela contribuição filosófica de Bataille sobre o Erotismo e a Morte. A Teoria do Cinema também será abordada para tecer a rede teórica que dará sustento ao trabalho. Paralelamente foi desenvolvida uma NARRATIVA, parte ficcional, parte autobiográfica, cuja visão da realidade está apoiada estruturalmente, ex-theöria, nos sistemas de análise que estão sendo construídos, narrativa da qual sairão os personagens e elementos necessários para a execução do trabalho audiovisual final. Finalmente são discutidas as abordagens sobre o tema da morte através de, primeiro, análises de exemplos concretos da produção cinematográfica contemporânea (análise e critica discursiva) e, segundo, através da produção videográfica propriamente dita (num exercício de criticism from within, ou usando a obra como objeto crítico)

Abstract: This work is a research on Death and its approach by contemporary Art, e.g. painting and, especially, cinema, analyzing their capability of transforming our perception of Death and the transmutation of pain. The reseach is first based upon concepts born from theories of death, which lead us towards studies on the Sublime as an aesthetic category and its contemporary visions, going through Art Theory and, inevitably, Bataille¿s contribution on Erotism and Death. We will also use Theory of Cinema in order to spin the theoretical web that conceptually sustains the work . A NARRATIVE is simultaneously written, half fiction, half autobiography, in which the point of view is structurally sustained ex-theöria in the analytical systems being built. From this narrative, characters and script elements arise, those who will be incorporated into the final film. Approaches to the matter, Death, will be discussed via analyses of some contemporary films (descriptive critique), and by the film itself (a short video), in an excercise of criticism from within
Subject: Cinema
Morte
Arte - História - Bélgica
O Sublime
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2008
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Botelho_AnaMaria_D.pdf4.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.