Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284146
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.CRUESP | UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS | pt_BR |
dc.description | Orientador: Regina P. Muller | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes | pt_BR |
dc.format.extent | 199 p. : il. &. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.type | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
dc.title | O ciclo das festas : uma leitura cenica das dança do Fandango e das festas populares de Cananeia, litoral sul do Estado de São Paulo | pt_BR |
dc.contributor.author | Meira, Renata Bittencourt | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Muller, Regina Polo | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes | pt_BR |
dc.contributor.nameofprogram | Programa de Pós-Graduação em Artes | pt_BR |
dc.subject | Danças folcloricas brasileiras - São Paulo (Estado) | pt_BR |
dc.subject | Festas populares - São Paulo (Estado) | pt_BR |
dc.subject | Cultura popular | pt_BR |
dc.subject | Criação (Literária, artística, etc.) | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho compreende uma elaboração cênica a partir de pesquisa de campo e a reflexão sobre esse exercício artístico. Fundamentado em Peter Burke, o processo de composição popular foi analisado e aplicado ao material encontrado em campo. Tendo como base as proposições artísticas de Hélio Oiticica, a arte é a motivadora do estado de criação. A dança popular apresenta-se como material estético e poético, isto é, o conteúdo e a forma do fazer artístico. Em Cananéia, litoral sul do estado de São Paulo, existem danças e festas tradicionais que permanecem vivas no cotidiano do pescador artesanal. O foco deste estudo é a dança do caiçara em seu contexto de festas. O baile de fandango, a festa do Divino Espírito Santo, a Reiada e o cotidiano caiçara foram documentados em fotografias, vídeo e áudio e organizados a partir da vivência em campo e de laboratórios de criação, formando um repertório expressivo que abarca, além das imagens e sons, dança, música, objetos, discurso e gestualidade. Essa é a base para o desencadeamento do estado de criação vivenciado dentro da estrutura de composição elaborada. A leitura cênica proposta que, inicialmente seria um espetáculo teatral, tomou a forma de um evento, constituído de uma série de apresentações em Campinas e Paulínia. Dança, música e multimeios preencheram o espaço cênico onde os universos tradicional e contemporâneo foram reunidos na forma generosa da arte | pt |
dc.description.abstract | Abstract: Not informed. | en |
dc.publisher | [s.n.] | pt_BR |
dc.date.issued | 1997 | pt_BR |
dc.identifier.citation | MEIRA, Renata Bittencourt. O ciclo das festas: uma leitura cenica das dança do Fandango e das festas populares de Cananeia, litoral sul do Estado de São Paulo. 1997. 199 p. Dissertação (mestrado) - universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/284146>. Acesso em: 24 jul. 2018. | pt_BR |
dc.description.degreelevel | Mestrado | pt_BR |
dc.description.degreename | Mestre em Artes | pt_BR |
dc.date.defense | 1997-12-18T00:00:00Z | pt_BR |
dc.date.available | 2018-07-24T15:26:01Z | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-24T15:26:01Z | - |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-24T15:26:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Meira_RenataBittencourt_M.pdf: 6035292 bytes, checksum: ce6d1ebb61f6ed60ca7ef4dcdffacee0 (MD5) Previous issue date: 1997 | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284146 | - |
Appears in Collections: | IA - Tese e Dissertação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Meira_RenataBittencourt_M.pdf | 5.89 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.