Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284146
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Regina P. Mullerpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artespt_BR
dc.format.extent199 p. : il. &.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleO ciclo das festas : uma leitura cenica das dança do Fandango e das festas populares de Cananeia, litoral sul do Estado de São Paulopt_BR
dc.contributor.authorMeira, Renata Bittencourtpt_BR
dc.contributor.advisorMuller, Regina Polopt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Artespt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.subjectDanças folcloricas brasileiras - São Paulo (Estado)pt_BR
dc.subjectFestas populares - São Paulo (Estado)pt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectCriação (Literária, artística, etc.)pt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho compreende uma elaboração cênica a partir de pesquisa de campo e a reflexão sobre esse exercício artístico. Fundamentado em Peter Burke, o processo de composição popular foi analisado e aplicado ao material encontrado em campo. Tendo como base as proposições artísticas de Hélio Oiticica, a arte é a motivadora do estado de criação. A dança popular apresenta-se como material estético e poético, isto é, o conteúdo e a forma do fazer artístico. Em Cananéia, litoral sul do estado de São Paulo, existem danças e festas tradicionais que permanecem vivas no cotidiano do pescador artesanal. O foco deste estudo é a dança do caiçara em seu contexto de festas. O baile de fandango, a festa do Divino Espírito Santo, a Reiada e o cotidiano caiçara foram documentados em fotografias, vídeo e áudio e organizados a partir da vivência em campo e de laboratórios de criação, formando um repertório expressivo que abarca, além das imagens e sons, dança, música, objetos, discurso e gestualidade. Essa é a base para o desencadeamento do estado de criação vivenciado dentro da estrutura de composição elaborada. A leitura cênica proposta que, inicialmente seria um espetáculo teatral, tomou a forma de um evento, constituído de uma série de apresentações em Campinas e Paulínia. Dança, música e multimeios preencheram o espaço cênico onde os universos tradicional e contemporâneo foram reunidos na forma generosa da artept
dc.description.abstractAbstract: Not informed.en
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued1997pt_BR
dc.identifier.citationMEIRA, Renata Bittencourt. O ciclo das festas: uma leitura cenica das dança do Fandango e das festas populares de Cananeia, litoral sul do Estado de São Paulo. 1997. 199 p. Dissertação (mestrado) - universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/284146>. Acesso em: 24 jul. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreenameMestre em Artespt_BR
dc.date.defense1997-12-18T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-07-24T15:26:01Z-
dc.date.accessioned2018-07-24T15:26:01Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-24T15:26:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Meira_RenataBittencourt_M.pdf: 6035292 bytes, checksum: ce6d1ebb61f6ed60ca7ef4dcdffacee0 (MD5) Previous issue date: 1997en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284146-
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Meira_RenataBittencourt_M.pdf5.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.