Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/281718
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Politicas e performances da diversidade : etnografia de um circulo musical intercultural em São Paulo
Title Alternative: Politics and performances of diversisity : intercultural musical scene in São Paulo
Author: Muller, Paulo Ricardo
Advisor: Feldman, Bela
Feldman-Bianco, Bela
Abstract: Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar a constituição de um circuito de produção e consumo de "músicas do mundo" na cidade de São Paulo a partir da formação de uma rede de músicos e grupos musicais dedicados à prática de instrumentos e linguagens musicais de "outras culturas", assim definidas em relação ao mainstream do mercado musical internacional e brasileiro. Esta rede é composta tanto por grupos especializados em linguagens musicais, cujo produto musical é classificado largamente como "música étnica", quanto por grupos de abordagem generalista, cujo produto musical é classificado como "encontro" ou "fusão" de diferentes linguagens musicais. O trabalho de campo que subsidia as interpretações aqui presentes combina o acompanhamento do circuito de performances comerciais dos grupos desta rede com minha participação como cantor em um coral destinado à participação de migrantes transnacionais residentes em São Paulo, além de entrevistas formais e informais com músicos e produtores. Com estas observações presentes, busco explicitar a lógica de produção e incorporação de "músicas do mundo" aos repertórios locais atentando para o uso da noção de diversidade cultural como um princípio do fazer musical

Abstract: The objective of this dissertation is to analyze the constitution of a world music production and consumption scene in São Paulo (Brazil) by a network of musical groups and musicians dedicated to the practice of non-western and non-Brazilian musical instruments and languages. This network is formed both by groups that are specialized in specific musical cultures - which sound is largely classified as ethnic music - and groups with a generalist approach to music - which sound is classified as "encounter" or "fusion" of many musical cultures. The fieldwork that provides the observations and interpretations herein combines the assistance of the circuit of commercial performances and my participation in a choir destined to transnational. immigrants dwelling in São Paulo, as well as formal and informal interviews with musicians and musical producers. Through these observations I intend to clarify the logics of production and incorporation of "world musics" to local repertoires and how cultural diversity is used as a rationale of music-making
Subject: Diversidade cultural
Política cultural
Educação intercultural
Música - História e crítica
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: MULLER, Paulo Ricardo. Politicas e performances da diversidade: etnografia de um circulo musical intercultural em São Paulo. 2009. 132 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/281718>. Acesso em: 12 ago. 2018.
Date Issue: 2009
Appears in Collections:IFCH - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Muller_PauloRicardo_M.pdf976.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.