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Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: Grade estatística = uma abordagem para ampliar o potencial analítico de dados censitários
Title Alternative: Statistical grid : an approach to extend the analytical power of census data
Author: Bueno, Maria do Carmo Dias, 1962-
Advisor: D'Antona, Álvaro de Oliveira, 1967-
Abstract: Resumo: Dois problemas relacionados com a utilização de dados agregados são bastante conhecidos e citados na literatura. O primeiro deles diz respeito à não coincidência entre as unidades para as quais os dados são disponibilizados e aquelas para as quais os dados são necessários; o segundo está relacionado com a estabilidade temporal das unidades de agregação. Como solução para esses problemas este trabalho propõe a utilização de células regulares dispostas em um sistema de grade para a agregação e disseminação de dados censitários, denominada "grade estatística". As células desta grade têm pequenas dimensões, podendo ser consideradas como "tijolos" que se juntam para formar qualquer recorte espacial desejado e não se alteram ao longo do tempo. A utilização de dados agregados em unidades de pequenas dimensões proporciona também um aumento do potencial analítico. Foram selecionadas duas unidades da federação ¿ Pará e São Paulo - para a criação da metodologia de geração da grade estatística e para a execução de aplicações práticas. A abordagem selecionada é híbrida, mesclando agregação e desagregação. A primeira utiliza os microdados censitários associados aos seus atributos de localização para a agregação dos dados; a segunda utiliza métodos espaciais e/ou estatísticos juntamente com dados secundários para a realocação espacial dos dados. Os resultados obtidos demonstraram que a abordagem híbrida é viável e deve ser utilizada quando existe uma grande variação na qualidade dos dados e a área de estudo abrange grandes extensões. Os dados obtidos apresentaram uma boa qualidade e a sua utilização permitiu a execução de análises com um maior nível de desagregação espacial, além de facilitar a integração de dados agregados em unidades geográficas diferentes

Abstract: Two problems associated with the use of aggregate data are well known and reported in the literature. The first concerns the mismatch between those units for which data is available and those for which data is needed; the second is related to the temporal stability of the aggregation units. As a solution to these problems, this study proposes the use of regular cells arranged in a grid-like pattern, called a "statistical grid," to aggregate and disseminate census data. The cells of this grid have small dimensions; they may be considered as "bricks" that come together to fill any desired spatial area and remain unchanged over time. The use of aggregate data in units of small dimensions also provides an increased potential for analysis. Two states ¿ Pará and São Paulo ¿ were selected to create a methodology for generating a statistical grid and to implement practical applications. A hybrid approach was selected, merging aggregation and disaggregation approaches. The first uses the census microdata associated with its location attributes; the second uses spatial and/or statistical methods and ancillary data. The results demonstrated that the hybrid approach is viable and should be used in the event of a large variation in data quality and when the study area encompasses large expanses. The data obtained are of good fit and their use enabled the execution of analysis with a higher level of spatial disaggregation, in addition to facilitating the integration of data available in different geographical units
Subject: População
Censo
Distribuição espacial da população
Análise espacial
Integração de dados
Editor: [s.n.]
Citation: BUENO, Maria do Carmo Dias,. Grade estatística = uma abordagem para ampliar o potencial analítico de dados censitários. 2014. 239 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/281097>. Acesso em: 26 ago. 2018.
Date Issue: 2014
Appears in Collections:IFCH - Tese e Dissertação

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