Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/275379
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador : Lino Castellani Filhopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisicapt_BR
dc.format.extent238p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleA educação fisica na roda de capoeira ... : entre a tradição e a globalizaçãopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Paula Cristina da Costapt_BR
dc.contributor.advisorCastellani Filho, Lino, 1951-pt_BR
dc.contributor.advisorFilho, Lino Castellanipt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Físicapt_BR
dc.subjectCapoeirapt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.description.abstractResumo: Trata-se de um estudo bibliográfico que - abarcando um período que vai do século XIX até os dias de hoje - procurou investigar as concepções através das quais a Capoeira, entendida como uma manifestação da cultura corporal brasileira, vem sendo concebida pela Educação Física, área acadêmica dentro da qual este trabalho ganhou forma. Para tanto, realizou-se a análise de obras provenientes dos campos de conhecimento antropológico, histórico e sociológico; do senso comum, presentes no interior do meio capoeirístico e originárias do ecletismo existente dentre os professores de educação fisica. Esta análise propiciou uma investigação das inter-relações estabelecidas entre a Capoeira e a prática educativa denominada educação fisica. Verificou-se a submissão da Capoeira, em determinados momentos históricos, aos sentidos assumidos pela educação fisica na sua ação educativa, buscando imprimir-lhe características próprias aos métodos utilizados em seu fazer pedagógico. Tal fato pode ser atribuído principalmente ao caráter marginal assumido pela Capoeira, que teve seu berço na escravidão negra no Brasil, e ao desejo das Forças Armadas e de intelectuais ligados à Educação em domesticá-Ia segundo os padrões societários hegemônicos. Por outro lado, também foi possível notar que a Capoeira assimilou os discursos e métodos provenientes da prática educativa gerada pela educação fisica. Isso se refletiu na incorporação, na década de 1930, dos valores inerentes à educação fisica, detectando nesta ação a possibilidade de seu reconhecimento social e de sua liberalização. No entanto, estes valores, ao serem incorporados pelo meio capoeirístico, foram por ele simultaneamente reconceituados, dando trato ao que se chamou de a reinvenção da tradição da Capoeira. Constatou-se ainda que as inter-relações entre os objetos investigados nem sempre se estabeleceram de forma unânime, tanto nos setores que compunham o universo da educação fisica, quanto naqueles afetos ao meio capoeirístico. Mais do que a inexistência de unanimidades, esse estudo, ao apontar as interrelações entre os objetos em apreço no atual momento histórico, analisa a ausência de elementos consensuais sobre a maneira de conceber a Capoeira no universo das práticas corporais tidas por um segmento dos profissionais de educação fisica como de sua exclusiva competência, situação essa categoricamente refutada por parte do meio capoeirístico. É a análise deste debate, encetada por este trabalho, que permite ao final apreender o contexto do cotejo entre os valores tradicionais e os impostos pelo mundo globalizado, hoje presentes na Capoeira sob os olhares atentos da Educação Física, aqui agora ratificada na sua expressão de área acadêmicapt
dc.description.abstractAbstract: This is a bibliographic study which embodies works from the beginning of the ninety-century to nowadays. The subject is to investigate the conceptions in which Capoeira - understood as a manifestation of the Brazilian corporal culture - has been conceived by Physical Education - the academic area which this work is inserted in. To understandthese conceptions, we analysed anthropological, sociological and historical studies, that constructed inside of Capoeira environment and also that emanated from the eclecticism among education physical teachers. This analysis gave rise to an investigation of the interrelations between Capoeira and the educative practice entitled physical education. At some periods, we verify the submission of Capoeira to the pedagogical sense assumed by the physical education, trying to print on it the characteristics of the methods engaged in its pedagogical work. This submission can be attributed to the marginal mark assumed by Capoeira - which had its beginning related to the black slavery in Brazil - and to The Army and Education intellectuals' desire of civilizing Capoeira according to the society parameters. On the other hand, Capoeira assimilated the methods deriving from the educative practice produced by the physical education. The assimilation of these methods caused the incorporation of the inherent values of the physical education in the decade of 1930. This attitude is seen as a possibility of social recognition and, possibly, its later release. However, these imposed values were reinterpreted, giving rise to a movement called reinvention ofthe Capoeira tradition. We call attention for the fact that the interrelations between the investigated objects were not unanimous to the sectors composed by the professionals of physical education neither to the sectors involving the Capoeira groups. More than showing this incongruity while presenting the interrelation between the objects, this study analyses the absence of consensual elements in the manner Capoeira is conceived in the universe of the corporal practices. For the professionals of physical education, Capoeira is within their scope while for Capoeira environment this situation is completely refuted. The analysis of this debate allows us to apprehend the context of the comparison between the traditional values and that imposed by the globalized world. These values are present in Capoeira under the look of Physical Education, which can be understood here as the expression of the academic areaen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Paula Cristina da Costa. A educação fisica na roda de capoeira ...: entre a tradição e a globalização. 2002. 238p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/275379>. Acesso em: 2 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreenameMestre em Educação Físicapt_BR
dc.date.defense2002-10-18T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-02T17:31:02Z-
dc.date.accessioned2018-08-02T17:31:02Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-02T17:31:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Silva_PaulaCristinadaCosta_M.pdf: 9622656 bytes, checksum: 3b9442abff9e118a98db3472a819e993 (MD5) Previous issue date: 2002en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/275379-
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Silva_PaulaCristinadaCosta_M.pdf9.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.