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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Marco Antonio Coelho Bortoletopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Físicapt_BR
dc.format.extent345 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languageMultilínguapt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleRealidades e particularidades da formação do profissional circense no Brasil : rumo a uma formação técnica e superiorpt_BR
dc.title.alternativeRealities and particularities of the circus professional education in Brazil : targeting a technical and college educationpt_BR
dc.contributor.authorDuprat, Rodrigo Mallet, 1977-pt_BR
dc.contributor.advisorBortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Físicapt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.subjectCircopt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subject.otherlanguageCircusen
dc.subject.otherlanguageProfessional Educationen
dc.subject.otherlanguageHigher educationen
dc.description.abstractResumo: As significativas transformações na dinâmica social, econômica, estética, arquitetônica e formativa do circo, ocorridas nas últimas décadas, levaram ao estabelecimento de diversos modelos de formação do profissional circense. Diferentemente do que aconteceu com outras linguagens artísticas, como a dança, as artes plásticas, a música e o teatro, que obtiveram reconhecimento oficial para a formação de seus profissionais, a qualificação do circense ainda ocorre sem o reconhecimento do Estado, apesar de sua tradição secular e sua importância socioeconômica. Nesse contexto, esta pesquisa analisou alguns aspectos históricos, conceituais, econômicos, arquitetônicos e estéticos, bem como as distintas possibilidades formativas existentes na atualidade brasileira e de alguns países considerados referência na área, visando uma compreensão ampliada sobre essa problemática. Optamos pela abordagem qualitativa, considerando a natureza descritiva e exploratória do estudo, realizando o levantamento dos dados por meio de diferentes técnicas, entre elas a pesquisa documental, a observação direta em oito escolas de circo e entrevistas semi-estruturadas realizadas junto a oito coordenadores pedagógicos e/ou responsáveis por essas instituições. As análises revelam que a formação do artista circense vem acontecendo, de modo concomitante, a partir de escolas especializadas, projetos de circo social, cursos livres, ou por processos autodidáticos, assim como pelo sistema de maior tradição, isto é, no interior das famílias circenses. Embora a oferta tenha-se ampliado significativamente nas últimas décadas, nenhuma das instituições, sejam públicas ou privadas, obteve reconhecimento oficial para a formação oferecida. Observamos, ademais, que as muitas possibilidades formativas acontecem de modo desconexo, com poucas ações de cooperação e de sinergia pedagógica e política, o que certamente dificulta a qualificação dos circenses, bem como o reconhecimento de sua formação pelos organismos governamentais responsáveis. Assim sendo, propomos alguns elementos norteadores para a elaboração de um projeto político -pedagógico para a formação técnica e superior em Arte do Circo, considerando ainda a necessidade de integrar esses níveis formativos às demais possibilidades já existentes, respeitando as particularidades geográficas, estruturais, econômicas e estéticas regionais brasileiraspt
dc.description.abstractAbstract: Over the last decades, the meaningful transformations on social, economical, aestheticals, architectural and formative dynamics of the circus led to the establishment of several education models of the circus professional. Differently to any other artistic languages such as dance, visual arts, music and theatre, which have obtained official recognition to its professionals, the circus qualification is still taking place without government recognition in spite of its centuries of tradition and its social-economical importance. Under this context, this research aims to analyze not only some historical, conceptual, economical, architectural, and aesthetical aspects, but also the different formation possibilities currently available in Brazilian reality and in some foreign countries considered as reference in this area, providing an amplified comprehension of this condition. The qualitative approach has been chosen, taking the descriptive and exploratory nature of the study into account. Data have been collected through different techniques, among which documentary research, direct observation in eight circus schools, and semi-structured interviews with the institution's corresponding pedagogical coordinator and/or head. The analysis revealed that the formation of circus artists occurs concomitantly through: specialized schools, social circus projects, workshops and clinics, and self-teaching, as well as the most traditional method which is inside circus families. Although the possibilities and offers of public and private institutions have risen over the past decades, none of those have obtained official formation recognition. Moreover, it has been observed, that most of the formation possibilities evolve disconnected from each other, with very few or nonene cooperation initiatives and pedagogical and political synergy which could lead to an increased qualification of the circus artist as well as the recognition of his/her formation by the competent governmental entities. Thereby, this work proposes some guiding elements to create a political-pedagogical project for the technical and college education in Circus Arts, also considering the need of integration of those formation levels to the already existing possibilities, respecting Brazilian regions'geographical, structural, economical and aesthetical particularitiesen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.citationDUPRAT, Rodrigo Mallet. Realidades e particularidades da formação do profissional circense no Brasil: rumo a uma formação técnica e superior. 2014. 345 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/275076>. Acesso em: 24 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEducação Fisica e Sociedadept_BR
dc.description.degreenameDoutor em Educação Físicapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameFerracini, Renatopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSerra, Maria Mercedes Mateupt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSilva, Erminiapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameBolognesi, Mario Fernandopt_BR
dc.date.available2018-08-24T23:14:31Z-
dc.date.accessioned2018-08-24T23:14:31Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-24T23:14:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Duprat_RodrigoMallet_D.pdf: 4575629 bytes, checksum: 3c10811714e67784ee30d8b0e024fe79 (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/275076-
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