Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/274902
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: Jorge Sergio Perez Gallardopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisicapt_BR
dc.format.extent122 p. : il. +.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleAtividades circenses : possibilidades e perspectivas para a educação fisica escolarpt_BR
dc.title.alternativeCircus activities: possibilities and perspectives to school physical educationpt_BR
dc.contributor.authorDuprat, Rodrigo Mallet, 1977-pt_BR
dc.contributor.advisorPerez Gallardo, Jorge Sergio, 1946-pt_BR
dc.contributor.advisorGallardo, Jorge Sergio Perez, 1946-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Físicapt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.subjectCircopt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.otherlanguageCircusen
dc.subject.otherlanguageSchool physical educationen
dc.subject.otherlanguageDidacticen
dc.subject.otherlanguagePedagogicen
dc.description.abstractResumo: O presente estudo analisou, a partir da ótica sócio-cultural da educação física, o circo como um conteúdo relevante a ser tratado na escola, identificando dentro destes conhecimentos os que realmente podem ser sistematizados e ensinados no âmbito escolar. Para atingir este objetivo foi realizado um levantamento bibliográfico para a obtenção dos fundamentos histórico-críticos e contextualizados das artes circenses, que permita aos professores dar subsídios teóricos a seus alunos, na busca de uma vivência rica em valores e um conhecimento significativo. A metodologia utilizada compreendeu uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, desenvolvida num programa de intervenção de um bimestre, numa escola pública, com alunos de uma sexta série do ensino fundamental. As entrevistas e as aulas foram filmadas em câmera digital e posteriormente analisadas. Ao final das aulas editamos um DVD didático-pedagógico que pode servir como uma referência aos profissionais que busquem incorporar este conhecimento às suas aulas de educação físicapt
dc.description.abstractAbstract: The current study has analyzed, from the social cultural aspect of the physical education, the circus as a relevant content to be dealt at school, identifying in the school environment what can be taught and synthesized in a regular basis. In order to achieve this objective, a bibliographic survey was developed to get the critical and historic fundaments in the circus context, which allows teachers to provide theoretical background to their students in seeking of value based rich experiences and significant knowledge. The methodology used approached qualitative research of action-research, developed in a two month program inside a public school, with sixth grade students. The interviews and classes were recorded with a digital camera and further analyzed. At the end of the classes a pedagogical DVD was edited to support and be used as a reference to the professionals who intend to use the knowledge in their own physical education classesen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.citationDUPRAT, Rodrigo Mallet. Atividades circenses: possibilidades e perspectivas para a educação fisica escolar. 2007. 122 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: <http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000410431>. Acesso em: 29 mar. 2017.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEducação Fisica e Sociedadept_BR
dc.description.degreenameMestre em Educação Fisicapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameAyoub, Elianapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameBortoleto, Marco Antonio Coelhopt_BR
dc.date.defense2007-02-13T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2017-03-29T10:07:36Z
dc.date.available2017-06-08T12:37:33Z-
dc.date.accessioned2017-03-29T10:07:36Z
dc.date.accessioned2017-06-08T12:37:33Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-29T10:07:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Duprat, Rodrigo Mallet.pdf: 2373418 bytes, checksum: 49af0db8971d91b8c3b8bd704b9242b0 (MD5) Previous issue date: 2007en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-08T12:37:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Duprat_RodrigoMallet_M.pdf: 2373418 bytes, checksum: 49af0db8971d91b8c3b8bd704b9242b0 (MD5) Previous issue date: 2007en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/274902
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Duprat_RodrigoMallet_M.pdf2.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.