Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/274767
Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: Esgrima em cadeira de rodas : pedagogia de ensino a partir das dimensões e contexto da modalidade
Title Alternative: Wheelchair fencing : teaching pedagogy from the context dimensions of the modality
Author: Nazareth, Valber Lazaro
Advisor: Duarte, Edison, 1955-
Abstract: Resumo: A Esgrima em Cadeira de Rodas nasce por meio da adaptação das estruturas de equipamentos e organização da Esgrima Convencional, com o fim de viabilizar a prática da modalidade por pessoas com deficiência física. Apesar de se tratar de um novo. modelo de Esgrima em forma adaptada, a Esgrima em Cadeira de Rodas não se diferencia da Esgrima Convencional, no que concerne ao jogo das armas, no âmbito do duelo esportivo. No entanto, devido ao fato da pessoa com deficiência apresentar uma condição funcional diferenciada, isso terminou por criar algumas características particulares e exclusivas de realização do movimento técnico na Esgrima. Diante de tal fator, deduzimos que pensar o ensino da Esgrima para pessoa com deficiência física somente pela ótica dos métodos comuns a Esgrima Convencional, em certa medida, pode limitar as condições de aprendizado destes indivíduos, nessa modalidade. Daí a importância dos métodos de ensino na Esgrima em Cadeira de Rodas serem estruturados a partir das dimensões e realidade da própria modalidade adaptada e condição funcional do aluno com deficiência e não o inverso. Tendo em foco a pedagogia de ensino e desenvolvendo-se sob a perspectiva de um estudo do tipo qualitativo, a presente investigação teve por objetivo caracterizar a Esgrima em Cadeira de Rodas visando propor indicadores pedagógicos para intervenção de ensino, na modalidade. Para tanto, o corpo de discussão do estudo foi desenvolvido a partir de três focos: o primeiro, Esgrima em cadeira de rodas no Brasil (2002 a 2008), aborda o processo histórico de desenvolvimento desta modalidade no país, a partir de sua implantação no ano 2002. O segundo: Características da Esgrima em cadeira de rodas, busca delinear as particularidades de desenvolvimento dos equipamentos e jogos, bem como algumas características que definem o praticante com deficiência. O terceiro e último Capítulo: Pedagogia de ensino na Esgrima em cadeira de rodas, apresenta os fundamentos básicos da modalidade, com orientações pedagógicas para a iniciação do aluno com deficiência física.

Abstract: Wheelchair Fencing begins by the adaptation of the equipment structures and organization from Conventional Fencing in order to make viable the practice of the modality by handicapped people. Although it is a .new. model of Fencing in an adapted way, the Wheelchair Fencing is not different form Conventional Fencing regarding to the weapons game in the ambit of the sportive duel. But because of the fact of the handicapped person presents a differentiated functional condition, it ended by creating some particular and exclusive characteristics of the technical movement execution in Fencing. Facing this factor we deduce that thinking the Fencing teaching to handicapped person only by the models of the common methods of Conventional Fencing in a certain way it can limit the learning conditions of these individuals in this modality. There comes the importance of the methods of teaching Wheelchair Fencing are structured from the dimensions and reality from the own adapted modality and functional condition of the handicapped athlete and not the other way around. Having the focus in the teaching pedagogy and developing itself under the perspective of a qualitative study the present investigation had as its aim characterize the Wheelchair Fencing aiming for pedagogical indicators to the teaching intervention in the modality. In this way the corpus of the study discussion was developed from three foci: The first one, Fencing in Brazil (2002 to 2008) broaches the historical process of development of this modality in Brazil from its implantation in 2002. The second, Characteristics of wheelchair fencing searches for delineating the particularities of the development of the equipments and games, as well as some characteristics that define the handicapped practitioner. The third and last chapter Pedagogy of teaching in wheelchair fencing presents the basic bases of the modality with pedagogical orientations to initiate the handicapped student.
Subject: Esportes em cadeira de rodas
Esgrima
Atividade física para deficientes
Deficiência física
Ensino-aprendizagem
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: NAZARETH, Valber Lazaro. Esgrima em cadeira de rodas: pedagogia de ensino a partir das dimensões e contexto da modalidade. 2009. 46 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/274767>. Acesso em: 14 ago. 2018.
Date Issue: 2009
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Nazareth_ValberLazaro_D.pdf3.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.