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Type: TESE
Title: O percurso socio-cognitivo da construção da referencia em situações interativas envolvendo afasicos e não afasicos
Title Alternative: The socio-cognitive pathway of reference constrution in interative situations involving aphasics and non aphasics
Author: Bassi, Elisangela
Advisor: Morato, Edwiges Maria, 1961-
Abstract: Resumo: Geralmente, os estudos tradicionais sobre a afasia a associam com deficiências incontornáveis na comunicação e com sério comprometimento das estruturas de cognição. Entre outros danos, os portadores de afasia se ressentiriam da perda da metalinguagem e, com ela, da capacidade de referenciar/categorizar o mundo. Contudo, a inclusão de variáveis sócio-cognitivas e situacionais na perspectiva analítica pode minimizar esse veredicto. A presente pesquisa tem como objetivo acompanhar o percurso sócio-cognitivo de construção do sentido enunciativo-pragmático em situações de interações face a face, envolvendo sujeitos afásicos e não-afásicos. Está teoricamente fundamentada no pressuposto interacionista (Mondada, Marcuschi, Koch, Morato) de que a construção de sentido é um processo que envolve dinamismo, movimento, interação de várias ordens (entre linguagem e cognição, entre linguagem e outras semioses, entre interlocutores, entre sujeito e linguagem). Este pressuposto ancora-se na análise de três eixos simultâneos: a interatividade, a co-ocorrência de semioses verbais e não-verbais e a subjetividade. Este trabalho conclui em favor dos ganhos heurísticos provenientes da adoção e da mobilização do conceito de referenciação no campo da Neurolingüística. O manejo desse conceito ¿ e do quadro teórico a que ele é vinculado - permite a visualização de fenômenos lingüístico-cognitivos que fortalecem a argumentação segundo a qual não existe um corte tão radical entre a linguagem tida como 'normal¿ e a pertencente ao denominado 'campo patológico¿

Abstract: Generally, the traditional studies about aphasia associate it with insurmountable deficiencies in communication and with a serious damage of the structures of cognition. Among other damages, the sufferers of aphasia would resent with the loss of metalanguage and, with it, of world referencing/categorization capacities. Nonetheless, the inclusion of socio-cognitive and situational variables in the analytical perspective can put this verdict to a minimum. The present research has as its goal to follow the socio-cognitive pathway of enunciative-pragmatic meaning construction in situations of face-to-face interactions, involving both aphasic and non aphasic subjects. It is theoretically based in the interactionist postulate (Mondada, Marcuschi, Koch, Morato) that the construction of meaning is a process that involves several orders of dynamism, movement and interaction (between language and cognition, between language and other semiotic processes, between interlocutors, between subject and language). This postulate is grounded in the analysis of three simultaneous axes: the interactivity, the co-occurrence of verbal and non-verbal processes of semiotic nature and the subjectivity. The present work concludes in favor of the heuristic benefits that came through the adoption and mobilization of the concept of reference making in the neurolinguistics field. The use of this concept ¿ and of the theoretical framework to which it is attached ¿ enables the visualization of linguistic-cognitive phenomena that corroborate the claim according to which there isn¿t a so radical gap between the language understood as ¿normal¿ and the one that belongs to the so-called ¿pathological field¿
Subject: Interação
Afasia
Referência (Linguística)
Metalinguagem
Neurolinguística
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2006
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

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