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Type: TESE
Degree Level: Mestrado
Title: ISO 9001:2000 : catalizadora de ações de melhorias : estudo de caso em empresa de abrasivos
Title Alternative: ISO 9001:2000: improvement actions catalyst - case study on abrasivos company
Author: Rosa, Mauricio Amstalden Santa
Advisor: Novaski, Olívio, 1955-
Abstract: Resumo: O objetivo deste trabalho é avaliar a ISO 9001:2000 como catalisadora de programas de melhoria. Mantendo o detalhamento sobre a gestão do processo da versão 94, a versão 2000 enfatiza o conceito de melhoria contínua, propondo um novo desafio aos que buscam implementá-la. Para tal, algumas adequações se fazem necessárias a fim de contemplar os quesitos da nova versão, e os programas de melhoria iniciados na unidade alvo têm este intuito, sendo os resultados destes refletidos diretamente sobre os indicadores utilizados. Este reflexo poderá ser avaliado ao se comparar os dados históricos relativos aos indicadores de processo (rejeição, desperdício, confiabilidade de entrega, produtividade e projetos de melhoria) e de satisfação de clientes (reclamações de qualidade relativas à produção e satisfação de clientes internos) adotados para a versão 94 e os números obtidos após o início das ações de transformação, executadas visando à adequação à nova versão. Especificamente a respeito das normas, será feita uma revisão de literatura, abrangendo a comparação entre as duas versões, ressaltando o que a mais recente ¿ centrada na melhoria contínua ¿ traz de diferencial em relação à versão anterior. Também se fará uma explanação sobre o conceito de melhoria contínua ¿ foco da versão 2000 ¿ nas visões da norma e de teóricos da qualidade, e sobre o uso e a importância dos indicadores. Com isto, será possível avaliar o potencial da ISO 9001:2000 como instrumento de canalização de esforços para a melhoria

Abstract: The aim of this research paper is to evaluate ISO 9001:2000 version as a catalyst for improvement programs. Keeping the detailed data on process management brought up by the 94 version, ISO 9001:2000 emphasizes the concept of continuous improvement, presenting a new challenge to those who try to implement it. For such an effort, some settlements are needed in order to meet all the new version requirements, and the improvement programs started in the target-unit have such goal, and their results have directly reflected upon the unit performance indicators. This effect on the indicators will be more clearly evaluated by comparing historical data related to process (rejection, waste, serviceability, productivity and improvement programs) and to customer satisfaction (customer complaints related to manufacturing process and internal customer satisfaction) established considering 94 version and the numbers achieved after the actions focused on the new ISO version took place. Particularly concerning to norms, a literature review will be done, embracing a comparison between the two versions, paying special attention to what the 2000 version ¿ focused on continuous improvement ¿ brings as differential over the previous one. A brief explanation on the concept of continuous improvement ¿ core of the 2000 version ¿ will also be part of this paper considering the norm and experts contributions, and on the use and relevance of indicators. Based on that, it will be possible to evaluate the potential of ISO 9001:2000 as a tool to canalize improvement efforts
Subject: Gestão da qualidade total
Qualidade
Planejamento estratégico
Contribuição de melhoria
ISO 9000
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2005
Appears in Collections:FEM - Tese e Dissertação

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