Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/263701
Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: Ajuste de historico utilizando planejamento estatistico e combinação de dados de produção, pressão e mapas de saturação
Title Alternative: History matching using statistical design, production data and saturation map.
Author: Risso, Valmir Francisco
Advisor: Schiozer, Denis José, 1963-
Abstract: Resumo: O ajuste de histórico de produção tem como principal objetivo calibrar modelos numéricos de campos de petróleo para que os resultados de produção e de pressão da simulação sejam coerentes com o histórico de produção e de pressão observados e que estes modelos ajustados possam ser usados na previsão de produção com maior confiabilidade. Essa técnica apresenta algumas limitações, principalmente no início do desenvolvimento do campo quando há menos dados observados e as incertezas são maiores, o que torna o processo de ajuste do modelo numérico menos confiável. Com o avanço das técnicas de processamento sísmico e com a sísmica 4D, já é possível a obtenção de mapas de saturação do campo e com essa informação adicional, melhorar a qualidade do modelo em estudo possibilitando realizar previsões de comportamento do campo mais confiáveis, principalmente em campos onde a água proveniente de poços injetores ou de aqüíferos ainda não alcançou os poços produtores. O trabalho atual propõe uma metodologia para aumentar a confiabilidade do modelo numérico através da incorporação dos mapas de saturação no processo de ajuste do histórico do campo, combinando estas informações com os dados de produção de óleo, água e gás, de injeção e de pressão. A utilização dos mapas no processo de ajuste aumenta o número de parâmetros a serem analisados no processo de ajuste, aumentando assim o número de simulações necessárias e dificultando a análise dos resultados. Uma alternativa para tentar minimizar esse problema é a metodologia do planejamento estatístico e da superfície de resposta, a qual permite estudar um número maior de variáveis e regiões críticas ao mesmo tempo possibilitando otimizar ou minimizar várias respostas simultaneamente, estruturando melhor as etapas do processo de ajuste evitando-se o processo usual de tentativa e erro.

Abstract: The main objective of history matching is to improve numerical models of oil fields by incorporating observed data, production and pressure, into the characterization process, in order to obtain more reliable production forecasting. This technique presents some limitations mainly in the beginning of the development of oil fields, when less information is available and higher uncertainties are present. With seismic 4D, it is possible to obtain saturation maps allowing the improvement of the numerical model yielding a more reliable production forecasting. The objective of this work is to developed a methodology to improve the numerical model through the incorporation of the saturation maps in the process of history matching. The process requires a higher number of critical parameters to be analyzed in the adjustment process; therefore, it is necessary to increase the number of simulations yielding a more complex procedure. An alternative to minimize this problem is the statistical design and response surface methodologies which allow to study many variables and regions at the same time. It is possible to optimize some answers simultaneously, improving the process by reducing the manual work yielding better results.
Subject: Engenharia de petróleo
Reservatórios (Simulação)
Métodos de simulação
Simulação (Computadores)
Calibração
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: RISSO, Valmir Francisco. Ajuste de historico utilizando planejamento estatistico e combinação de dados de produção, pressão e mapas de saturação. 2007. 263 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica e Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/263701>. Acesso em: 13 ago. 2018.
Date Issue: 2007
Appears in Collections:FEM - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Risso_ValmirFrancisco_D.pdf9.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.