Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/254050
Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Narrativas docentes sobre o uso do cinema em aulas da área de ciências da natureza
Title Alternative: The use of cinema in narratives in teaching activities on natural sciences disciplines
Author: Bortolato, Claudia Amoroso
Advisor: Petrucci-Rosa, Maria Inês, 1962-
Rosa, Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos, 1962-
Abstract: Resumo: A tese apresenta uma investigação sobre os usos do cinema em sala de aula, em especial, em aulas de disciplinas escolares da área de ciências, na busca de compreender relações entre potencialidades curriculares e o cotidiano escolar. Para isso, foram ouvidas narrativas de professores, considerados sujeitos da experiência, acerca de suas artes de fazer em sala de aula. O referencial teórico se inspira em Michel de Certeau, Walter Benjamin e Elizabeth Ellsworth, que foi articulado às seguintes questões: Quais usos, no sentido certeauniano, fazem os professores do cinema em sala de aula? Como os professores deslocam os modos de endereçamento de um filme? Que potencialidades são percebidas para as práticas curriculares, com o uso do cinema em sala de aula? O quadro empírico foi constituído por um conjunto de mônadas, produzidas a partir das entrevistas com sete professores. Os resultados da pesquisa mostram artes de fazer dos professores, em geral em salas adaptadas e muitas vezes até inadequadas para se assistir a um filme, deslocando modos de endereçamento dos filmes em sala de aula. Por meio das narrativas os professores contam ser possível relacionar as linguagens fílmicas, além do roteiro e história de um filme, com seus currículos em sala de aula

Abstract: This research presents a review on the use of cinema in routinely science classes teaching in order to comprehend the relations between curriculum potentials and day to day activities. For this purpose it was carried out interviews with seven teachers usually known as subject of experience, regarding their art of making procedures. The interview outputs were grouped in monads and cross compared with references such as Michel de Certeau, Walter Benjamin and Elizabeth Ellsworth on the following questions: Which cinema uses does the teachers makes considering certeaurian aspects? How teachers shifts between the movie addressing modes? And what potentialities are noticed for the curricular practices? The results shows the teacher's arts of making in exhibiting the films, generally in adopted and in many occasions inadequate classrooms, shifting the way of addressing the films in order to make possible to stablish the relation between the different filmic languages, script and history, and the curriculum in classrooms
Subject: Narrativas
Currículos
Cinema
Editor: [s.n.]
Citation: BORTOLATO, Claudia Amoroso. Narrativas docentes sobre o uso do cinema em aulas da área de ciências da natureza. 2015. 1 recurso online (xviii, 139 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/254050>. Acesso em: 28 ago. 2018.
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Bortolato_ClaudiaAmoroso_D.pdf1.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.