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Type: TESE
Title: Rumos da pesquisa brasileira em educação matematica : o caso da produção cientifica em cursos de pos-graduação
Author: Fiorentini, Dario, 1950-
Advisor: D'Ambrosio, Ubiratan, 1932-
Abstract: Resumo: Este estudo inventaria, descreve e avalia a pesquisa brasileira em educação matemática, focalizando, sobretudo as tendências temáticas e teórico-metodológicas, as indagações (perguntas ou problemas) que foram objeto de investigação, os pesquisadores e orientadores dos estudos, e, os centros ou programas em que os mesmos foram produzidos. Para descrever o ¿estado da arte¿ da educação matemática brasileira, enquanto campo de produção de conhecimento, foram analisados, antes da década de 70, os poucos estudos/pesquisas sistemáticos realizados na área e, após esse período décadas de 70 e 80, as mais de 200 dissertações/teses relativas à educação. Dentre as linhas temáticas de pesquisa que surgiram na década de 80, foram escolhidas duas ¿ Resolução de Problemas e Modelagem Matemática, para uma avaliação/revisão mais sistemática e detalhada. Os resultados sugerem que a educação matemática brasileira, enquanto campo de estudo/pesquisa, teria passado por três fases distintas e viveria hoje uma quarta fase. As duas primeiras corresponderiam às fases da gestação (antes da década de 70) e do nascimento (década de 70) desse campo profissional. A terceira (década de 80) corresponderia à fase do surgimento de uma comunidade nacional de educadores matemáticos, os quais, contribuíram para a ampliação da região de inquérito da educação matemática e para a consolidação das primeiras linhas de pesquisa. A fase atual (anos 90) marca o surgimento de uma comunidade cientifica de pesquisadores na área. Anexo à Tese, é apresentado um catálogo contendo os resumos dos 204 estudos analisados.

Abstract: This study inventories, describes and evaluates brazilin research in mathematics education focalizing on the thematic and methodological-theoretic tendencies, the questions or problems that were the object of investigation, the researchers and orientors of the studies and the centers or programs in wich these studies were produced. To describe the state of the art of brazilin mathematics education as a field of production of knowledge, the few systematic research studies realized before the 1970¿s and the more than 200 dissertations and theses realized in the 1970¿s and 1980¿s related to mathematics education and produced in pos-graduate courses were analyzed. From the thematic lines of research that developed in the 1980¿s, two were chosen ¿ Problem Solving and Mathematic Modeling ¿ from a more systematic and detailed review and analysis. The results demonstrate that brazilin mathematical education as a field of research and study passed through three two phases corresponded to the phases of gestation (before the 1970¿s) and birth (the decade of the 1970¿s) of this professional field. The third phase corresponded to the development of a national community of mathematics educators, who contributed for the amplification of the mathematics educators, who contributed for the amplification of the region of mathematics educational inquiry and for the consolidation of the first lines of research. The actual phase (the 1990¿s) marks the development of a scientific community of scholars in the area. Annexed to this study is a catalog containing the abstracts of the 204 studies analyzed.
Subject: Pesquisa matematica
Matematica - Estudo e ensino (Pós-graduação) - 1970-1980
Pesquisa - Metodologia
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1994
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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