Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253373
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: Orly Zucatto Mantovani de Assispt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent244p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleA influencia do projeto "A formação do professor e a educação ambiental" no conhecimento, valores, atitudes e crenças nos alunos do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.contributor.authorBraga, Adriana Regina, 1968-pt_BR
dc.contributor.advisorAssis, Orly Zucatto Mantovani de, 1939-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectMudanças globais do meio ambientept_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectAtitudespt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação teve como objetivo avaliar e verificar se uma intervenção em forma de curso e orientação pedagógica, fundamentada na teoria construtivista piagetiana sobre meio ambiente, ministrada aos professores, provoca ou não uma mudança nas atitudes, conhecimento, crenças e valores dos seus alunos. A pesquisa foi realizada com alunos do Ensino Fundamental do município de itapira, cujos professores participaram do projecto ¿A Formação do Professor e a Educação Ambiental¿ e por aluncs de um grupo controle, pertencente ao mesmo município, ao mesmo sistema de ensino e da mesma faixa etária dos alunos do grupo experimental, todos foram selecionados de forma aleatória. Trata-se de uma análise qualitativa e quantitativa com a investigação de sujeitos com diferentes idades a partir de situações-problema, representadas por meio de histórias, utilizando-se o desenho como procedimento e realizando-se intervenções, por meio de questionamentos, seguindo o Método Clínico ou Crítico de Jean Piaget. Essas histórias continham, além de um conflito envolvendo a problemática ambiental outro de ordem moral, social e de relacionamento com o intuito de não os induzir apenas a questão ambiental. As entrevistas, nesta pesquisa, iniciaram-se com o questionamento do que as crianças gostaram ou não na história. A partir dessas observações, foram-lhes formuladas perguntas, a partir das idéias manifestadas pelos sujeitos, levando-se sempre em conta a idéia prévia deles em relação às histórias e às situações apresentadas, acompanhando suas interpretações e procurando, sempre que possível, solicitar-lhes justificativas, explicações e até, em alguns momentos, questionamentos sobre suas respostas, a fim de se conhecer melhor a convicção de suas idéias. Colectados os dados e registrados nos protocolos, constatou-se que as respostas dos sujeitos permitiam a análise dos resultados, dividindo-as em categorias, cuja quantidade diferenciou-se em cada história. A organização das categorias seguiu uma ordem crescente de elaboração das respostas, levando-se em consideração os conhecimentos, valores, atitudes e crenças desses alunos em relação aos problemas ambientais apresentados. Observamos uma diferença significativa nos resultados, avaliada nos estudos estatísticos, no qual os alunos do grupo experimental demonstraram possuir conceitos mais elaborados sob o ponto de vista de perspectivas ambientais, apresentando conhecimento sobre o assunto, além de demonstrarem, nas suas justificativas e explicações, valores morais como: autonomia, cooperação, reciprocidade, respeito mútuo e solidariedade, o que nos permite concluir que, ao trabalharmos com os educadores acerca das questões ambientais, conseguiremos atingir seus alunospt
dc.description.abstractAbstract: This essay had as goal to evaluate and to confirm if a intervention in way of course and educational orientation, building in a constructive Piagetian theory about environment, given to the teachers, cause or not a changing in the attitudes, knowledge, believes and values of the students. This research was carried out with students of the Elementary School of Itapira city, which teachers have participated of the project ¿The training of the teacher and the environment education¿and with students of a control group, belonging to this city, this education system and the same age of the students of the experimental group. Everybody was selected as the aleatory way. This is a qualitative and quantitative analysis with an investigation of the subjects with different ages starting from problem-situation, represented for stories, using the draw as procedure and carrying out interventions, for questions, following the Clinic or Critic Method of Jean Piaget. These stories had, besides a conflict with an environment problematic other of moral and social order and relationship with intent of not induce just an environment question. The interviews, cn this research, started with questions about what children like our not on the story. Starting from these observations, were questions formulated, on the ideas of the subjects, getting the preview idea of them between the stories and the showed situations, following their interpretations and looking for ask them justifications, explanations and until some moments, questions about their answers, to know better their ideasen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.citationBRAGA, Adriana Regina. A influencia do projeto "A formação do professor e a educação ambiental" no conhecimento, valores, atitudes e crenças nos alunos do Ensino Fundamental. 2003. 244p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253373>. Acesso em: 3 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplinePsicologia, Desenvolvimento Humano e Educaçãopt_BR
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopt_BR
dc.date.defense2003-01-01T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-03T18:42:55Z-
dc.date.accessioned2018-08-03T18:42:55Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-03T18:42:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Braga_AdrianaRegina_M.pdf: 11476459 bytes, checksum: 45aa0f60b839c8d09bf965d04c56ae32 (MD5) Previous issue date: 2003en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253373-
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Braga_AdrianaRegina_M.pdf11.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.