Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253347
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Newton Antonio Paciulli Bryanpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent142f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleGestão educacional e formação de professorpt_BR
dc.contributor.authorNascimento, Clara Germana de Sa Gonçalves, 1937-pt_BR
dc.contributor.advisorBryan, Newton Antonio Paciulli, 1947-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEscolas - Organização e administraçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta tese examina o vinculo entre a gestão dos processos escolares, a formação do professor e a sua prática educativa. Não trataremos aqui da formação em geral, ou seja, separada de suas determinações concretas, mas da formação articulada à relações sociais que se instituem num processo de trabalho específico: o processo de trabalho pedagógico: Tratase de explicar, dentro do possível como a formação e a qualificação do profissional da educação vai sendo gestada nas condições concretas em que ela se efetiva. Leva em consideração a prática educativa do professor obriga-nos a repensar não só a natureza dos saberes mobilizados na escola mas também, o papel do professor como profissional, seus princípios, conteúdos e métodos da sua formaçãopt
dc.description.abstractAbstract: This thesis discusses the relationship between the school management processes, the professor formation and bis educative skills. We will not discuss the general graduation process, but its connection with social relations that exist in a specific working process: the pedagogic work. We will explain how the educator's qualification and formation process will be shaped under the real conditions in which they happen. If we take the educator's skills for granted, this will obligate us to rediscuss not only the nmdamentals of the practical school knowledge but the educator' s role as a professional and the formation contents and methodsen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued1997pt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Clara Germana de Sa Gonçalves. Gestão educacional e formação de professor. 1997. 142f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253347>. Acesso em: 21 jul. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineAdministração e Supervisão Educacionalpt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Educaçãopt_BR
dc.date.defense1997-02-06T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-07-22T00:37:26Z-
dc.date.accessioned2018-07-22T00:37:26Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-22T00:37:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Nascimento_ClaraGermanadeSaGoncalves_D.pdf: 7956533 bytes, checksum: 5fa1cf33d0b08ab8b6fd54853040e5e4 (MD5) Previous issue date: 1997en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253347-
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Nascimento_ClaraGermanadeSaGoncalves_D.pdf7.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.