Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253115
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Estagio supervisionado : cultura(s) e processos de identificação permeando um curriculo de formação de professores de quimica
Author: Corradi, Dulcelena Peralis
Advisor: Petrucci-Rosa, Maria Inês, 1962-
Rosa, Maria Ines Petrucci
Abstract: Resumo: Este trabalho de investigação procura verificar que processos de identificação (HALL, 2003) são evidenciados em uma interação professora experiente e professores iniciantes, em um curso noturno de licenciatura de Química, em uma universidade pública. Nesse cenário, linguagens, identidades, culturas e experiências se entrecruzam, mostrando o caráter fluido, cambiante e produtivo, presente no cotidiano dos estágios supervisionados. Nessa dissertação, a narrativa de Benjamin, e as contribuições de Certeau e Larrosa, constituíram um modo de análise. Pelas narrativas e discursos proferidos no tempo do estágio, professores iniciantes e professora experiente foram rememorando suas experiências do cotidiano escolar e abrindo brechas para questionamentos sobre o currículo de formação de professores. Esse contexto, recebe dos Estudos Culturais sugestões como a de privilegiar a aproximação entre conhecimentos acadêmicos ê as experiências trazidas pelos estudantes, problematizando-os dentro de aspectos históricos, sociais, culturais e políticos

Abstract: This research studies how identification processes (HALL, 2003) are evidenced during an interaction experienced teacher and beginning professors, in a Chemistry teacher course at night, in a public university. In this scene, languages, identities, cultures and experiences crossing each other, showing to the fluid, changeful character and productive nature in the daily one of the supervised periods of training. In this dissertation, Walter Benjamin's narrative, Certeau and Larrosa's contributions constituted a way of analyze. Across narratives and speeches pronounced in the training, beginning teachers and practiced teacher were reminding yours daily experiences scholastic and asking about teacher's curriculum graduated. This context receives from the Cultural Studies suggestions as to inside privilege the approach between academy knowledge and the experience brought for the students, asking them of historical, social, cultural aspects and politicians
Subject: Formação de professores
Currículos
Cultura
Narrativa
Identidade
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: CORRADI, Dulcelena Peralis. Estagio supervisionado: cultura(s) e processos de identificação permeando um curriculo de formação de professores de quimica. 2005. 99p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253115>. Acesso em: 4 ago. 2018.
Date Issue: 2005
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Corradi_DulcelenaPeralis_M.pdf5.49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.