Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252074
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: O professor enquanto estudante : suas estrategias de aprendizagem
Title Alternative: The teacher as a student : his learning strategies
Author: Santos, Osmar Jose Ximenes dos
Advisor: Boruchovitch, Evely, 1961-
Abstract: Resumo: Há um número considerável de pesquisas na área educacional que contemplam diversos aspectos do processo educativo, tais como: o professor, o aluno, a instituição escolar ou ainda o fracasso escolar e as dificuldades de aprendizagem. Mas, de modo geral, são escassos os trabalhos que tenham como enfoque o professor enquanto aquele que aprende ou, mais precisamente, o docente numa reflexão com a sua própria aprendizagem. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo conhecer o professor enquanto estudante, seu conhecimento e uso de estratégias de aprendizagem. Participaram deste estudo 35 professoras do Ensino Fundamental, de 1ª a 4ª série, de três escolas da rede estadual de Campinas. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista estruturada composta de três partes: dados de identificação do professor, questões relativas às estratégias de aprendizagem e uma escala de avaliação das mesmas. Foi realizada uma análise categorial das respostas abertas. Já as questões fechadas e as da escala de avaliação de estratégias de aprendizagem foram estudadas por meio da estatística descritiva. Os resultados revelaram que muitas professoras confundiram o conceito de estratégias de aprendizagem com estratégias de ensino. A concepção de aprender a aprender também se apresentou equivocada. Os dados obtidos pela Escala de Avaliação de Estratégias de Aprendizagem parecem indicar que as professoras fazem bom uso de estratégias de aprendizagem em situações de estudo. Observou-se ainda que, dentre as estratégias relatadas com maior freqüência, as cognitivas e metacognitivas se apresentaram percentualmente próximas. É possível que muitas docentes encontrem dificuldade de se colocar no papel de aluno. Os dados apontam para o desconhecimento das professoras da amostra no que concerne aos achados da Psicologia Cognitiva, de modo particular, aquela baseada na teoria do Processamento da Informação e são discutidos em termos de suas implicações educacionais

Abstract: There is a considerable number of researches in the education area that cover several aspects of the educational process, such as: the teacher, the student, the school institution or, still, the school failure and the learning difficulties. But, in general, the works that have as main approach the teacher as the one who learns or, more precisely, the educator in a reflection with his/her own learning are very scarce. Therefore, this research has as objective to know the teacher as a student, his/her knowledge and use of learning strategies. A sample of thirty-five teachers of the Elementary School, from 1st to 4th grades, of three of Campinas public schools took part in this study. The data were collected through a structured interview composed of three parts: teacher's identification data, issues related to learning strategies and a scale of evaluation of them all. A categorical analysis of the open answers was accomplished. On the other hand, as for the closed answers and those of the learning strategies scale of evaluation, they were studied through descriptive statistics. The results disclosed that a lot of teachers misunderstood the concept of learning strategies with teaching strategies. The conception of learning to learn was also mistaken. The data obtained by the Learning Strategies Scale of Evaluation seem to indicate that the teachers make good use of learning strategies in study situations. Moreover, it has been observed that among the strategies more frequently reported, the cognitive and metacognitive came closer in percentage. It is possible that many educators have difficulty of keeping themselves in the student's role. The data point out to the little knowledge of the teachers of the sample regarding the findings of the Cognitive Psychology, specifically the one based on the theory of the Information Processing. The data are discussed in terms of their educational implications
Subject: Estratégias de aprendizagem
Formação de professores
Ensino fundamental
Processamento da informação
Professores em exercício
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: SANTOS, Osmar Jose Ximenes dos. O professor enquanto estudante: suas estrategias de aprendizagem. 2008. 143 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252074>. Acesso em: 10 ago. 2018.
Date Issue: 2008
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Santos_OsmarJoseXimenesdos_M.pdf1.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.