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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: Angela Fatima Soligopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent121p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleAs representações sociais no processo de formação docente em serviço : um estudo com memorias de fprmaçãopt_BR
dc.title.alternativeThe Social Representations in the process of teaching formation in service : a study with momorialspt_BR
dc.contributor.authorGrandin, Luciane Aparecidapt_BR
dc.contributor.advisorSoligo, Ângela Fátima, 1956-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectMemorialpt_BR
dc.subject.otherlanguageTraining teachersen
dc.subject.otherlanguageSocial representationen
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa teve por objetivo a identificação e a análise das representações sociais de professores em exercício que fizeram o curso de graduação em Pedagogia. Para tanto, foi utilizado o Memorial de Formação, trabalho de conclusão de curso desses alunos-professores, em que estes fazem uma relação entre sua história de vida, sua prática pedagógica e o que foi vivenciado na graduação. Por meio da Análise de Conteúdo foram estabelecidas categorias de análise, tendo como referência dois eixos centrais: as representações de identidade e da prática docentes. As representações sociais dos professores, como visões de mundo e interpretações da realidade, são construídas e reconstruídas por meio das interações sociais que são estabelecidas ao longo do curso de formação (com os professores, com os colegas, pelo contato com as novas teorias) e evidenciadas durante o processo de escrita do Memorial de Formação. Foram reveladas novas representações sobre si: professor mais consciente de seu papel, professor-pesquisador, professor como formador de cidadãos críticos, professor aberto à mudanças. Com relação à prática pedagógica, as representações foram marcadas pelas transformações nas funções sociais da alfabetização, da avaliação e de um novo olhar sobre o aluno. Com relação à formação continuada do professor, concluímos que esta deve estar fundamentada em um trabalho de reflexividade crítica sobre as práticas e de (re)construção contínua de identidade pessoal e profissional, sempre considerando a experiência trazida pelos professores, numa relação dialógica entre prática e teoria, experiência e conhecimentopt
dc.description.abstractAbstract: The present research had as objective the identification and the analysis of the social representations of teachers in service who had made the course of graduation in Pedagogy. For this, the Memorial of Formation was used as a work of conclusion of course of these pupils-teachers, in which these make a relation between their history of life, their pedagogic practice and what was learned in the graduation. By means of the Analysis of Content categories of analysis were established, taking two central points as reference: the teachers¿ representations of identity and of the practice. The social representations of the teachers, like world visions and interpretations of the reality, are constructed and reconstructed through the social interactions that are established along the course of formation (with th teachers, with the colleagues, for the contact with the new theories) and shown up during the process of writing of the Memorial of Formation. New representations were revealed: teacher more conscious of their paper, teacher-investigator, teacher like former of critical citizens, teacher opened to the changes. Regarding the pedagogic practice, the representations were marked by the transformations in the social functions of the literacy, of the evaluation and of a new glance about their pupils. With relation the continued formation of the teacher, we end that this one must be based on a work of critical reflectivity on the practices and of continuous construction of personal and professional identity, always considering the experience brought by the teachers, in a dialogical relation between practice and theory, experience and knowledgeen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.citationGRANDIN, Luciane Aparecida. As representações sociais no processo de formação docente em serviço: um estudo com memorias de fprmação. 2008. 121p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251995>. Acesso em: 10 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplinePsicologia Educacionalpt_BR
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameUrt, Sonia da Cunhapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnamePrado, Guilherme do Val Toledopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameLeite, Sergio Antonio da Silvapt_BR
dc.date.defense2008-02-22T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-10T22:27:50Z-
dc.date.accessioned2018-08-10T22:27:50Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-10T22:27:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Grandin_LucianeAparecida_M.pdf: 901063 bytes, checksum: ae904c8519a8c6cd42b03bbec5a75bf4 (MD5) Previous issue date: 2008en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251995-
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