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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: Pedro da Cunha Pinto Netopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent255p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleA historia da ciencia em periodicos brasileiros de quimica : contribuições para formação docentept_BR
dc.title.alternativeThe history of science in Brazilian periodic of chemistry : contribution for teaching formationpt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Helder Eterno dapt_BR
dc.contributor.advisorPinto Neto, Pedro da Cunha, 1960-pt_BR
dc.contributor.advisorNeto, Pedro da Cunha Pintopt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subjectHistoria da ciencia - Brasilpt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectPeriodicos brasileirospt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subject.otherlanguageChemistryen
dc.subject.otherlanguageBrazilian periodicalsen
dc.subject.otherlanguageHistory of scienceen
dc.subject.otherlanguageTraining of teachersen
dc.description.abstractResumo: A tese apresenta resultados da análise documental da produção de história da ciência veiculada nos periódicos brasileiros Química Nova e Química Nova na Escola, no período de 1978 a 2004. Após mapeamento dos artigos e montagem de um banco de dados, analisamos aspectos sociológicos e historiográficos dessa produção, com intuito de dar-lhe maior visibilidade no campo educacional e aproximá-la da formação de professores. Apoiamo-nos nas matrizes teóricas de Pierre Bourdieu (1930-2002), e nas discussões de historiadores da ciência, dentre eles Ana Maria Alfonso-Goldfarb, membro da Sociedade Brasileira de História da Ciência, e Helge Kragh da American Chemical Society, History of Chemistry Division. Dos cento e quatorze artigos analisados, mais de sessenta por cento são assinados por cinco autores. Apesar de grande parte dos autores não desenvolver, como principal atividade investigativa, a produção da história da ciência, verificamos que a maioria dos trabalhos é marcada pelas discussões da moderna historiografia da ciência, com diversidade de temáticas - história institucional, história da química brasileira e história geral da ciência. Os periódicos também possuem um conjunto de textos como atas, relatórios e elogios históricos, os quais podem ser constituídos em fontes primárias para futuros trabalhos. Observamos que, por meio da leitura dos artigos, emergem saberes, os quais consideramos necessários à formação de professores como, por exemplo, o reconhecimento das crises paradigmáticas para o desenvolvimento científico, a participação das mulheres na ciência, a construção coletiva e prática cultural da ciência, os impactos da ciência na sociedade. A investigação mostrou que os periódicos estudados são importantes veículos de circulação da história da ciência, podendo ocupar um papel privilegiado na formação de professores, no tocante ao fornecimento de subsídios históricos, teóricos e epistemológicos para melhorar a concepção dos docentes sobre a ciência, e para dar significação ou entendimento às temáticas científicas, pela compreensão da estrutura das ciências e pelo estabelecimento de questões que integrem conteúdos, lugares de produção e aspectos sociais, culturais e políticos. O estudo da produção de história da ciência nestes periódicos auxiliou-nos no mapeamento dos grupos agentes colaboradores da área e definição de um quadro sobre a inserção da história da ciência no ensino de química no Brasilpt
dc.description.abstractAbstract: This thesis presents the results of a documentation analysis on the production of History of Science made known in the Brazilian periodicals Química Nova and Química Nova na Escola over the period of 1978 to 2004. After mapping the papers and having set a database up, we have analyzed sociological and historiographical aspects of such a production, aiming at granting it bigger visibility in the educational field and drawing it closer to teacher formation. We base ourselves on the theoretical matrices of Pierre Bourdieu (1930- 2002), and on debates by historians of science, between them Ana Maria Alfonso-Goldfarb from the Brazilian Society for History of Science, and Helge Kragh from the History of Chemistry Division of the American Chemical Society. Among the analyzed papers, which were one hundred and fourteen, more than sixty percent were signed by five authors. Although most authors do not advance the production of History of Science as their main research activity, we have observed that most works are marked by debates on modern Historiography of Science, including a variety of topics ¿ Institutional History, History of Chemistry in Brazil and General History of Science. The periodicals have also a set of texts like minutes, reports and historical compliments, which can be used as primary fonts for future works. We have noticed that some pieces of knowledge arise through the reading of the papers which we have taken as necessary for teacher formation, like for instance the acknowledgment of paradigmatic crises in scientific development, the participation of women in science, the collective building and cultural practice of science and the impacts of science on society. The investigation has shown that the periodicals studied are important vehicles for the flow of information related to History of Science and can occupy a privileged role in teacher formation as regards the supply of historical, theoretical and epistemological data for the improvement of teachers¿ conception about science, and in order to grant meaning or understanding on issues that are able to assemble contents, places of production as much as social, cultural and political topics. The study of production of history of science in these periodic assisted us in the mapping of collaborating agent groups of area and definition of a situation on the insertion of history of science in chemistry education in Brazilen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.citationSILVEIRA, Helder Eterno da. A historia da ciencia em periodicos brasileiros de quimica: contribuições para formação docente. 2008. 255p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251879>. Acesso em: 10 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEnsino, Avaliação e Formação de Professorespt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Educaçãopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameFerraz, Marcia Helena Mendespt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameChassot, Áttico Ináciopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameRubega, Cristina Cimarelli Caballeropt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameAlmeida, Maria Jose Pereira Monteiro dept_BR
dc.date.defense2008-02-29T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-11T02:07:16Z-
dc.date.accessioned2018-08-11T02:07:16Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-11T02:07:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Silveira_HelderEternoda_D.pdf: 2207020 bytes, checksum: 1a903e8d638f9b789e0d30d58157608b (MD5) Previous issue date: 2008en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251879-
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