Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251781
Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: Dança - educação fisica : (in)tensas relações
Title Alternative: Dance - physical education : (in)tense relations
Author: Brasileiro, Livia Tenorio
Advisor: Ayoub, Eliana, 1966-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa reflete sobre as (in)tensas relações vividas entre dança e educação física no processo de formação de professores. Apresenta como questão central: Como os projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em dança e em educação física enunciam a dança? Situando-se dentre os estudos que investigam os conhecimentos necessários à formação de professores, tem como foco de discussão a dança como conhecimento a ser estudado na escola e como objetivo: analisar os sentidos e significados produzidos nas propostas curriculares dos cursos de formação de professores de educação física e de dança a respeito do conhecimento dança. Em seu primeiro capítulo, apresenta as Trajetórias da dança na educação brasileira¿, percorrendo os caminhos da dança ao longo do processo de escolarização brasileiro, através da inserção da arte e da educação física na escola, o que permite afirmar que, inicialmente, a dança não participava do processo de escolarização da arte, e apresentava-se de forma discreta na educação física. Porém, a sua presença, quando iniciam os cursos de formação em nível superior, demonstra que a dança é considerada um conhecimento necessário à formação de professores e, conseqüentemente, à prática pedagógica das escolas. Esse enraizamento permite compreender a inserção dos conhecimentos que se desdobram nos cursos de formação de professores, as licenciaturas. Caracteriza-se como uma pesquisa documental que tem como principal fonte os projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Dança e Licenciatura em Educação Física. Selecionei como campo de pesquisa, frente a inúmeros dados de análise, dois pares de instituições, sendo: o par da região sudeste, situado na cidade de Campinas, no Estado de São Paulo, na Universidade Estadual de Campinas, que congrega a Licenciatura em Dança do Instituto de Artes e a Licenciatura em Educação Física da Faculdade de Educação Física; e o par da região nordeste, situado na cidade de Salvador, no Estado da Bahia, na Universidade Federal da Bahia, congregando os cursos de Licenciatura em Dança da Escola de Dança e o Curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade de Educação. A partir das leituras dos projetos, foi possível destacar vários fragmentos com a intenção de compreender os sentidos e significados produzidos na construção do texto, buscando indícios, sinais que me possibilitaram aprofundar a análise. Os fragmentos foram organizados em dois blocos, compondo o terceiro e quarto capítulos. No primeiro bloco, estão as Reflexões sobre a dança no campo do conhecimento e da linguagem e nosegundo, congrego as reflexões sobre ¿A dança nas discussões sobre cultura¿. A análise explicita desafios que considero que essas áreas terão de enfrentar em seus atuais diálogos no processo de formação de professores e no espaço escolar, bem como a necessidade de ampliar as relações intensas entre dança e educação física, no sentido de diminuir as relações tensas entre essas áreas.

Abstract: This paper brings a reflection about the intense relation developed between dancing and physical education in teacher education. It is focused on the question: how do pedagogical projects in graduate courses in dancing and physical education characterize dancing? This is one of the studies that investigate the knowledge necessary for teacher education. It emphasizes the discussion of dancing as knowledge to be studied at school and aims at analyzing senses and meanings derived from curricular standards in teacher education courses in physical education and dancing, concerning dancing knowledge. In its first chapter, the text presents the "History of dancing in Brazilian education", telling about the routes traveled by dancing during the Brazilian schooling process, through the insertion of art and physical education in the school curricula. This allows us to state that, at first, dancing was not part of the art schooling process, and was presented in a very subtle way in physical education. However, the presence of dancing in higher education has been showing that dancing is considered as knowledge which is necessary for teacher education and, consequently, for pedagogical practice at schools. This rooting helps us understand the insertion of knowledge that is extended to teacher education courses, or licentiateship courses. It is characterized as a documental research whose main source is the pedagogical projects from dancing and physical education licentiateship courses. Two pairs of institutions were selected from the research field according to several data: a pair from the southeast region, in the city of Campinas, São Paulo, at the State University, involving the dancing licentiateship course at the Art Institute, and another one from the northeast region, in Salvador, Bahia, at the Federal University of Bahia, involving the courses of Dancing licentiateship at the Dancing School, and licentiateship in physical education, at the Education College. From the analysis of projects, it was possible to spot several fragments, in order to understand the senses and meanings produced in building the text, searching for hints or signs which made it possible to deepen the analysis. The fragments were organized into two blocks, which compose the third and fourth chapters. The first one has "Reflections on dancing in the fields of knowledge and language", while the second one provides a reflection on "Dancing in discussions about culture". The analysis shows challenges that I believe these areas will have to face in their present teacher education processes, in school contexts, as well as the need to widen up the intense relation between dancing and physical education, in an attempt to reduce the tense relation between them.
Subject: Dança
Educação física
Formação de professores
Escolas
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: BRASILEIRO, Livia Tenorio. Dança - educação fisica: (in)tensas relações. 2009. 224 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251781>. Acesso em: 13 ago. 2018.
Date Issue: 2009
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Brasileiro_LiviaTenorio_D.pdf4.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.