Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251385
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Evely Boruchovitchpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent81 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleUm estudo sobre hábitos e estratégias de aprendizagem na realização de lição de casa de alunos do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeA study about habits and learning strategies in performing homework elementary school studentspt_BR
dc.contributor.authorSacco, Susy Generoso, 1985-pt_BR
dc.contributor.advisorBoruchovitch, Evely, 1961-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectEstratégias cognitivaspt_BR
dc.subjectMetacogniçãopt_BR
dc.subjectInformação - Processamentopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAuto-regulaçãopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subject.otherlanguageLearning strategiesen
dc.subject.otherlanguageCognitive strategiesen
dc.subject.otherlanguageMetacognitionen
dc.subject.otherlanguageInfomation - Processingen
dc.subject.otherlanguageLearningen
dc.subject.otherlanguageSelf-regulationen
dc.subject.otherlanguageElementary educationen
dc.description.abstractResumo: Pesquisas sobre a prática da lição de casa revelam que essa atividade pode ser favorável para estimular hábitos e uso de estratégias benéficos aos estudos extraescolares, assim como auxiliar na melhora do desempenho escolar do aluno. O presente estudo buscou conhecer a opinião dos estudantes a respeito da importância da atividade de lição de casa, investigar o relato de hábitos e uso de estratégias de aprendizagem na realização da atividade em questão por alunos do ensino fundamental, e verificar também se há relações entre o relato de hábitos e o uso de estratégias com o desempenho escolar dos discentes, o gênero e o ano escolar. Fizeram parte da pesquisa 280 estudantes dos seguintes anos: 3º, 5º, 7º e 9º do ensino fundamental, de duas escolas públicas do município de Piracicaba - SP. Os dados foram coletados por meio de uma questão aberta, na qual os alunos responderam sobre a importância da lição de casa e da aplicação da Escala de Avaliação de Hábitos e Estratégias Relativos à Realização da Lição de Casa. Para averiguar o rendimento escolar dos participantes, foram consultados o boletim de notas dos estudantes referente ao ano da coleta. Foi feita uma análise categorial para as respostas à questão aberta e sua descrição em percentagem. Os dados provenientes da escala foram estudados por meio de estatística descritiva e inferencial. Os resultados revelaram que a maioria dos alunos acreditam na importância da lição de casa. Encontrou-se correlação positiva entre o relato de hábitos e o uso de estratégias para a aprendizagem na realização da lição de casa e o desempenho escolar. No entanto, hábitos e estratégias favorecedores da aprendizagem não aumentaram necessariamente com o avançar dos anos escolares. As meninas revelaram utilizar com mais frequência do que os meninos hábitos e estratégias que favorecem a aprendizagem, durante a realização da lição de casa. Além disso, o sexo masculino relatou, com maior frequência, ter hábitos e fazer uso de estratégias que não são benéficas à aprendizagem. Os dados apontam a importância de se prescrever a atividade de lição de casa como uma ferramenta que pode contribuir para melhora do desempenho escolar dos alunos.pt
dc.description.abstractAbstract: Research on the practice of homework discloses that this activity may be favorable to stimulate habits and use of strategies beneficial to extra school studies, as well as, assist in improving the academic performance of student. The present study it searched to know the opinion of the students, regarding the importance of homework activity, investigate reports of habits and use of learning strategies, in the accomplishment the activity in question, for elementary students, and, also check for relationships between reporting habits and use of strategies with the academic performance of students, gender and school year. The participants of the search were 280 students be approximately 70 of each of the following year: 3º, 5º, 7º e 9º elementary school, from two public schools in the city of Piracicaba -SP. The data were collected through an open question, in which students had answered on the importance of homework, and the application of the Rating Scale Habits and Strategies Relating to the Achievement of Homework. To assess the participants' school performance, were consulted bulletin student grades and test results of Saresp, both, referring to the year of collection. A categorial analysis for the answers to the open question and its description in percentage was made. The data proceeding from the scale had been studied by means of descriptive and inferencial statistics. The results had disclosed that majority of the students believe in the importance of homework. A positive correlation was found between reporting habits and use of strategies for learning in the realization of homework and school performance. However, habits and strategies that favor the learning had not increased necessarily with advancing of the school years. The girls had disclosed to use with more frequency than the boys, habits and strategies that favor the learning, during the accomplishment of the homework. In addition, males reported more frequently have habits and use of strategies that are not beneficial to the learning. The data show the importance of prescribing activity homework as a tool that can contribute to improved performance of students.en
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.citationSACCO, Susy Generoso. Um estudo sobre hábitos e estratégias de aprendizagem na realização de lição de casa de alunos do ensino fundamental. 2012. 81 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251385>. Acesso em: 21 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplinePsicologia Educacionalpt_BR
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameNeri, Anita Liberalessopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSantos, Acácia Aparecida Angeli dospt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameFini, Lucila Diehl Tolainept_BR
dc.contributor.committeepersonalnameBariani, Isabel Cristina Dibpt_BR
dc.date.available2018-08-21T21:29:13Z-
dc.date.accessioned2018-08-21T21:29:13Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-21T21:29:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sacco_SusyGeneroso_M.pdf: 926594 bytes, checksum: 862e70096bfbfb7255287c79b9a23d4c (MD5) Previous issue date: 2012en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251385-
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Sacco_SusyGeneroso_M.pdf904.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.