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Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Currículo e identidades docentes = o caso da proposta curricular da Secretaria da Educação do Estado De São Paulo
Title Alternative: Teacher curriculum and identities : the case of curriculum proposal of the Secretary of Education of the State of São Paulo
Author: Rampini, Elisabete Aparecida
Advisor: Petrucci-Rosa, Maria Inês, 1962-
Rosa, Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos, 1962-
Abstract: Resumo: Esse trabalho envolve uma investigação acerca da reforma curricular implementada em 2008 pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. O foco principal da pesquisa e o conjunto de documentos curriculares denominado Caderno do Professor, que, no contexto da citada reforma, e o material distribuído para todos os professores da rede publica paulista do ensino básico com o conteúdo de cada bimestre e orientações as aulas dos professores. A investigação esta articulada, do ponto de vista teórico, a noção de identidade docente. O aporte teórico metodológico de pesquisa esta focado nas contribuições de Michel de Certeau e de Walter Benjamin. Foram entrevistados professores experientes do Ensino Médio que narraram como consomem as praticas identitárias docentes expressas no Caderno do Professor, como isso se traduz em suas praticas pedagógicas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Os resultados dessa investigação trazem indícios de que a experiência sofre um processo de apagamento com a utilização do Caderno do Professor, pois esse assume o lugar do docente na sala de aula. As praticas identitárias que são expressas no material didático Secretaria de Educação do Estado de São Paulo são os objetivos desejados para o mundo globalizado.

Abstract: This work involves a research about the curriculum reform implemented in 2008 by the Secretary of Education of the State of Sao Paulo. The main focus of the research and the set of curricular documents called Teacher's Guide, which, in the context of the reform, and the material is distributed to all the teachers in the public network of State of Sao Paulo of basic education with the content of each two months and guidance to teachers' classes. The research is articulated, from a theoretical point of view, the concept of teacher identity. The theoretical methodological research is focused on the contributions of Michel de Certeau and of Walter Benjamin. Were interviewed teachers experienced in the Middle School that recounted how they consume the practices identity teachers expressed in the Specification of the Teacher, as it translates into their teaching practices at the disciplines of Portuguese Language and Mathematics. The results of this research provide evidence that the experience undergoes a process of erasure with the use of the Teacher's Book, because it takes the place of the teacher in the classroom. The practices of identity that are expressed in didactic material the Secretary of Education of the State of Sao Paulo are the desired goals for the globalised world.
Subject: Currículos
Identidade
Politica
Cultura
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: RAMPINI, Elisabete Aparecida. Currículo e identidades docentes = o caso da proposta curricular da Secretaria da Educação do Estado De São Paulo. 2011. 111 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251146>. Acesso em: 19 ago. 2018.
Date Issue: 2011
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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