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Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Roda de conversa na educação não-formal : conflitos e diálogos em busca do encontro para a convivência e o respeiro às diferenças
Title Alternative: Conversation circles in non-formal education : conflict and dialogues in search of meeting for the coexitence and respect for differences
Author: Almeida, Mara Rita Oriolo de
Advisor: Simson, Olga Rodrigues de Moraes Von, 1943-
Abstract: Resumo: O presente trabalho apresenta a prática da roda de conversa e sua importância para uma educação que busca a emancipação e a autonomia. A pesquisa aconteceu em duas instituições do município de Campinas/SP, PROGEN (Projeto Gente Nova - atende crianças e adolescentes na Vila Castelo Branco e mediações) e CPTI (Centro Promocional Tia Ileide que atende crianças e adolescentes no Distrito de Nova Aparecida), que têm um trabalho consolidado no âmbito da educação não-formal e a roda como atividade para a busca do diálogo. Teve por objetivo observar as rodas de conversa realizadas nas instituições citadas e entrevistar crianças de 07 a 11 anos participantes dos dois projetos, utilizando a História Oral. Partiu-se da hipótese de que a roda de conversa, quando mal utilizada, ao invés de proporcionar processos de diálogo, emancipação e participação, permite o silenciamento dos sujeitos, uma vez que funciona como instrumento de controle, vigilância e contenção. A pesquisa tem abordagem dialética e caráter de pesquisa participante. Tem como pressupostos teóricos as obras de Paulo Freire, Antonio Gramsci e Istvan Mészáros para a discussão de educação emancipatória e trabalhos de Alessandro Portelli, Zeila Demartini e Olga von Simson para a metodologia da História Oral, tendo esta, juntamente com o exercício da contação de histórias, os dispositivos-chave para a realização de processos de escuta com as crianças. O objetivo é levantar o significado da roda de conversa e sua contribuição para os sujeitos que a integram e, de ouvir as crianças como protagonistas da sua própria história.

Abstract: This work presents the practice of the group conversation circle and its importance to an education that seeks empowerment and autonomy. The study took place in two institutions in the city of Campinas, in the state of Sao Paulo, Brazil - PROGEN (Projeto Gente Nova- a non-profit that works with children and adolescents in the Vila Castelo Branco neighborhood and its surroundings), and CPTI (Centro Promocional Tia Ileide- another non-profit that also works with children and adolescents in the Nova Aparecida district of Campinas). Both institutions have consolidated their work within the scope of non-formal education and the group conversation circle as an activity that seeks to create dialogue. The objective of this study, which uses Oral history as a methodology, was to observe group learning circles that occur at CPTI/PROGEN and to interview child participants in these circles between 7 to 11 years of age. This work begins with the hypothesis that the group conversation circle, rather than providing processes of dialogue, instead permits the silencing of subjects, since it works as an instrument of control, surveillance, and containment. This study has a dialectical approach and a character of participatory research. This study references theoretical works by Paulo Freire, Antonio Gramsci and Istvan Meszaros in the discussion of emancipatory education, as well as works by Alessandro Portelli, Zeila Demartini and Olga von Simson to discuss the methodology of Oral History. Along with emancipatory education and oral history, this study utilizes the exercise of storytelling as a key device in the process of listening to the children involved. The goal of this study is to elevate the significance of the group learning circle and its contribution to the subjects who comprise it, as well as to regard the children involved as protagonists of their own histories.
Subject: Educação não formal
Diálogo
Historia oral
Contar historias
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: ALMEIDA, Mara Rita Oriolo de. Roda de conversa na educação não-formal: conflitos e diálogos em busca do encontro para a convivência e o respeiro às diferenças. 2011. 210 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/250973. Acesso em: 25 nov. 2019.
Date Issue: 2011
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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