Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/250945
Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: Práticas de usos da leitura e da escrita, situadas na esfera escolar, no âmbito do trabalho docente e da gestão educacional
Title Alternative: Reading and writing practices on the school, on the docents working environment and on the educational management
Author: Silva, Leila Cristina Borges da, 1977-
Advisor: Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-
Abstract: Resumo: O presente estudo procurou compreender de que maneira acontecem as práticas de usos da escrita e da leitura, situadas na esfera escolar, no âmbito do trabalho docente e da gestão educacional. Baseando-me nos estudos da história cultural (CERTEAU, 1994; GIARD, 2009; MAYOL, 2009) e do letramento na perspectiva da esfera escolar (BUNZEN, 2009 e 2010; KLEIMAN, 1995 e 2001), analisei, especificamente, práticas de usos da escrita e da leitura, vivenciadas na Educação Infantil da rede municipal de ensino de Campinas, as quais envolveram um caderno de recados, um exercício escolar, um contrato de estágio e um planejamento de ensino. Respectivamente, em duas dessas práticas, participei na condição de professora e, nas outras duas, na condição de orientadora pedagógica e de diretora educacional. Como escolha metodológica, procurei indicar aos leitores os caminhos das análises, descrevendo-lhes o entrelaçamento de minhas relações sociais com a pesquisa, revelando as condições de produção em que ela se sustentou. O letramento escolar fora compreendido por mim como algo em mudança e em construção contínua pelos sujeitos que compartilham o trabalho pedagógico cotidiano na escola. As práticas de usos da escrita e da leitura foram analisadas como práticas heterogêneas, combinatórias, que se modificam com um pequeno toque, um pormenor, embora possa haver nelas uma aparência de conservação, monotonia e de repetição.

Abstract: The present study aims to understand how the writing and reading practices happen on the school environment, on the teaching working places and on the educational manegement. Based on the Cultural History background (CERTEAU; 1994; GIARD; 2009; MAYOL; 2009) focused specifically on the writing and reading placed on the public schools for children in Campinas - Sao Paulo, Brazil - which included the analyses of a booknote, a school exercice, a contract as a trainee and an educational plan. In two of these practices I have worked as a teacher and in the other two I have worked as a pedagogical advisor. As a methodological principle, I have tried to suggest to the readers the way to do the analyses, describing my experiences with the research and all the social links involved in it, revealing the conditions on what it was based. I understood that the literacy procedure was in a continuous change and building by the actors that shared the daily pedagogical work at the school. Though it has the appearence of little change, of a still condition, or even has an appearence of a monotonous and repetitive profile, the procedure and uses of the writing and reading process were analysed as heterogeneous and combinatories practices that can change with a little effort or with a small move.
Subject: Certeau, Michel de, 1925-1986
Escrita
Leitura
Letramento
Docência
Gestão educacional
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: SILVA, Leila Cristina Borges da. Práticas de usos da leitura e da escrita, situadas na esfera escolar, no âmbito do trabalho docente e da gestão educacional. 2012. 164 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/250945>. Acesso em: 20 ago. 2018.
Date Issue: 2012
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Silva_LeilaCristinaBorgesda_D.pdf745.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.