Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/250748
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Uma civilização sem alma? : educação e revolução passiva
Author: Braga, Lucelma Silva
Advisor: Rosar, Maria de Fátima Félix, 1954-
Abstract: Resumo: Este trabalho analisou o processo de consolidação da ordem burguesa, bem como as estratégias utilizadas pela burguesia para lograr sua hegemonia. A necessidade de compreensão do embate entre os projetos hegemônicos firmados no início do século passado, mantido no seu decorrer e re-atualizado no início deste, requer, a mediação de algumas das reflexões feitas pelo pensador e militante marxista Antonio Gramsci que, ao nosso ver, forneceu teorias e conceitos fundamentais para o seu desvendamento. Este corpo teórico nos permitirá avançar na compreensão de como os processos político e educacional se intercruzam na formatação do corpo e da mente do trabalhador. Pretendeu-se analisar o processo que deu centralidade à classe burguesa no Brasil e as estratégias utilizadas pela burguesia industrial no período compreendido dos anos 1930 aos anos 1960. Tratou-se, portanto, do estudo da reconstrução da classe operária e para tal estudou-se o projeto político-pedagógico do SENAI e do SESI a partir das modificações educacionais levadas a efeito pelo IDORT e pelo movimento escolanovista

Abstract: This dissertation analyses the consolidation process of the bourgeois class, as well as the strategies utilized by the bourgeoisie to achieve its hegemony. The need for comprehension about the conflicts among the hegemonic projects undertaken at the beginning of last century, carried on then and updated at the beginning of this century, requires the mediation of some thoughts done by the Marxist thinker and militant Antonio Gramsci who, from our point, of view provides fundamental theories and concepts to its settlement. This theoretical reference will allow us to move forward to the comprehension of how the political process and educational process interconnect themselves in the formation of the worker's body and mind. It is, therefore, the study of the working class restructuring. This dissertation aims at analyzing the process that granted centrality to the bourgeois class in Brazil and the strategies employed to the industrial bourgeoisie. We did study the pedagogical political project of the partnership SENAI - SESI, starting from the educational modifications undertaken by IDORT and the New School Movement
Subject: SENAI
SESI
Hegemonia
Educação
Trabalhadores
Capitalismo
Ensino profissional
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: BRAGA, Lucelma Silva. Uma civilização sem alma?: educação e revolução passiva. 2005. 185p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/250748>. Acesso em: 4 ago. 2018.
Date Issue: 2005
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Braga_LucelmaSilva_M.pdf9.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.