Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/244440
Type: Artigo de periódico
Title: Inovação e avaliação na cultura do ensino superior brasileiro: formação geral interdisciplinar
Title Alternative: Innovation and evaluation in the brazilian higher education culture: general interdisciplinary education
Author: Elisabete M. A
Pereira
Ana Maria
Carneiro
Mirian Lúcia
Gonçalves
Abstract: O texto tem por objetivo apresentar resultados parciais da avaliação do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS) relacionados à proposta de formação geral interdisciplinar, a qual representa uma inovação na cultura do ensino superior brasileiro. A educação geral prevista pelo Programa preocupa-se em preparar os estudantes com maior conhecimento, senso crítico e maturidade a partir da ampliação de seu conhecimento e cultura, bem como prepará-los como cidadãos para as atividades que venham a desenvolver futuramente. Além da inovação curricular, o curso tem por objetivo estabelecer uma política de ação afirmativa diferenciada, na Universidade Estadual de Campinas- Unicamp, por meio da inclusão social de alunos da rede pública. Apresentamos brevemente a formação geral como ênfase curricular adotada por universidades em várias partes do mundo. Em seguida, apresentamos a proposta do ProFIS, seu estágio atual de desenvolvimento e analisamos os resultados parciais do processo de avaliação contínua que estamos desenvolvendo. O processo de avaliação é desenvolvido com professores, alunos e coordenador do curso.
Subject: Educação Geral
Educação Superior
Avaliação
Inovação Curricular
Cultura Universitária
Citation: Inovação E Avaliação Na Cultura Do Ensino Superior Brasileiro: Formação Geral Interdisciplinar, v. 20, n.3, p. 717-739. 2015.
Rights: aberto
Address: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772015000300717&lang=pt
Date Issue: 2015
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
S1414-40772015000300717_por.pdf966.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.