É menino ou é menina (?) (!) (.) [recurso eletrônico] : a fabricação da criança na Divulgação Científica
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP Si38e
[It's a boy or a girl (?) (!) (.)]
Campinas, SP : [s.n.], 2017.
1 recurso online (149 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Marcos Aurélio Barbai
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem e Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo
Resumo: Este trabalho se volta para uma leitura do Discurso de Divulgação Cientifica direcionado para as crianças, a fim de destacar seu uso na produção social dos sentidos circulantes sobre ciência e ainda evidenciar o processo de adaptação do discurso de divulgação cientifica quando escrito para o...
Resumo: Este trabalho se volta para uma leitura do Discurso de Divulgação Cientifica direcionado para as crianças, a fim de destacar seu uso na produção social dos sentidos circulantes sobre ciência e ainda evidenciar o processo de adaptação do discurso de divulgação cientifica quando escrito para o público infantil. Refletimos o fato de sermos sujeitos constituídos pela linguagem, atravessados pelas palavras que constituem lugares de identificação, e evidenciamos que um desses lugares é o de criança. Por isso, tomamos como espaço de reflexão e de estudo as formações imaginárias da criança que circulam no DDC através das mascotes da revista Ciência Hoje das Crianças, o Rex e a Diná. Por meio deles buscamos a compreensão quanto as relações de força instituídas pela linguagem, como a adulto-criança e a menino-menina, que definem a posição-sujeito de cada um no discurso. Sustentamos ao longo da dissertação a problemática de gênero e admitimos que bem antes de nascer toda criança é significada através de uma binariedade particular, feminino ou masculino, menino ou menina. Examinamos a maneira como se fabricam os meninos e meninas no DDC infantil, destacando, como o discurso de gênero está inserido na Divulgação Cientifica para esse público. E através da análise verificamos uma distinção entre os lugares do menino e da menina no campo cientifico, bem como dos modelos de feminino e masculino que a ciência proporciona para eles. Ainda por meio da análise sobre as personas de Rex e Diná compreendemos como os sentidos de ciência, de cientista, de criança, de menino e de menina circulam e se atualizam. Por isso, consideramos tão importante escutar dentro do DDC para as crianças esse processo discursivo das posições-sujeito constituindo os sujeitos e os sentidos, e claramente se evidenciando a ideologia no processo de constituição, formulação e circulação dos sentidos
Abstract: This work turns to a reading of the Discourse of Scientific Divulgation directed to the children, in order to highlight its use in the social production of the circulating senses about science and also evidence the process of adaptation of the discourse of scientific divulgation when...
Abstract: This work turns to a reading of the Discourse of Scientific Divulgation directed to the children, in order to highlight its use in the social production of the circulating senses about science and also evidence the process of adaptation of the discourse of scientific divulgation when written for the infantile public. We reflect the fact that we are subjects constituted by language, crossed by the words that constitute places of identification, and we show that one of these places is that of a child. Therefore, we take as a space for reflection and study the imaginary formations of the children that circulate in the DDC through the mascots of the magazine Ciência Hoje das Crianças, Rex and Diná. Through them we seek to understand how force relations instituted by language, such as adult-child and boy-girl, define the subject-position of each in speech. We maintain throughout the dissertation the gender problem and we admit that well before birth every child is signified through a particular binarity, female or male, boy or girl. We examine the way boys and girls are made in children's CDD, noting how gender discourse is embedded in the Science Divulgation for this audience. And through analysis we see a distinction between the boy's and girl's places in the scientific field, as well as the feminine and masculine models that science provides for them. Still through the analysis of the personas of Rex and Diná we understand how the senses of science, scientist, child, boy and girl circulate and update. For this reason, we consider it as important to listen to the discursive process of the subject-positions constituting the subjects and the senses within the CDD, and clearly demonstrating the ideology in the process of constitution, formulation and circulation of the senses
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF