Comunicação e alimentação saudável nas redes sociais [recurso eletrônico] : um estudo de caso do programa "Do campo à mesa" (2013 - 2016)
DISSERTAÇÃO
T/UNICAMP Si75c
[Communication and healthy food on social networks]
Campinas, SP : [s.n.], 2017.
1 recurso online (199 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Maria das Graças Conde Caldas
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Este projeto de pesquisa se propõe a investigar o papel do ciberespaço na promoção da alimentação saudável, como meio alternativo à mídia tradicional para orientação ao público em geral. Para isso será analisado o programa "Do Campo à Mesa", criado em 2013, nas mídias sociais (Youtube,...
Resumo: Este projeto de pesquisa se propõe a investigar o papel do ciberespaço na promoção da alimentação saudável, como meio alternativo à mídia tradicional para orientação ao público em geral. Para isso será analisado o programa "Do Campo à Mesa", criado em 2013, nas mídias sociais (Youtube, Twitter, Facebook, Instagram e site) pela jornalista e mestre em Nutrição e Saúde Pública, Francine Lima. O programa veicula conteúdos sobre alimentação de forma crítica e analítica. Não se limita, porém, a abordagens convencionais sobre a composição e nutrientes dos alimentos, mas inclui reflexões ambientais sobre o processo de produção da comida, desde seu plantio, no campo, transporte, comercialização até chegar à mesa do consumidor. Amplia, assim, o debate sobre a alimentação incluindo considerações sobre a qualidade da indústria de alimentos naturais e processados. Trata-se de um Estudo de Caso (Yin, 2001), de natureza qualitativa e utilizará a metodologia de Análise de Conteúdo (Bardin, 2004). De 2013 a 2016 foram produzidos 120 programas. Desses foram selecionados seis da Temporada do Açúcar (28 de março à 25 de abril de 2016) para serem analisados na pesquisa, considerando os seguintes aspectos: conteúdo, linguagem, formato (recursos audiovisuais) e participação dos internautas. Entre as principais conclusões, está a constatação do ciberespaço como meio potencial para a promoção da saúde e alimentação saudável, popularização da ciência por meio da divulgação científica de qualidade. O uso das redes sociais e principalmente do audiovisual são importantes para o processo comunicativo. Em uma sociedade movida pela imagem e pela informação, é importante a utilização destes meios para a construção de hábitos saudáveis de alimentação e de reflexões críticas sobre a indústria de alimentos. O projeto "Do Campo à Mesa", com uma linguagem irreverente, mas baseada em conhecimento científico, demonstra por meio dos vídeos analisados e pelos comentários dos internautas, que é capaz de promover mudanças em hábitos alimentares, reduzir problemas de saúde e melhorar a qualidade de vida. Ao seguir as recomendações do Guia de Alimentar Brasileiro, elaborados com a participação da produtora do programa, demonstra que o público responde positivamente a produções criativas e competentes, que podem se multiplicar, em benefício da população
Abstract: This research project aims to investigate the role of cyberspace in promoting healthy eating, as an alternative to traditional media for the general public. For this, the program " Do Campo à Mesa", created in 2013, in social media (Youtube, Twitter, Facebook, Instagram and site) by the...
Abstract: This research project aims to investigate the role of cyberspace in promoting healthy eating, as an alternative to traditional media for the general public. For this, the program " Do Campo à Mesa", created in 2013, in social media (Youtube, Twitter, Facebook, Instagram and site) by the journalist and master in Nutrition and Public Health, Francine Lima, will be analyzed. The program conveys food content in a critical and analytical way. It is not limited, however, to conventional approaches to food composition and nutrients, but includes environmental considerations about the food production process, from planting, field, transportation, and marketing to the consumer's table. It broadens the debate on food including considerations on the quality of the processed and natural food industry. It is a Case Study (Yin, 2001), of a qualitative nature and will use the Content Analysis methodology (Bardin, 2004). From 2013 to 2016, 120 programs were produced. Six of the Sugar Season (March 28 to April 25, 2016) were selected to be analyzed in the survey, considering the following aspects: content, language, format (audiovisual resources) and Internet users' participation. Among the main conclusions, is the finding of cyberspace as a potential means for health promotion and healthy eating, popularization of science through scientific dissemination of quality. The use of social networks and especially the audiovisual are important for the communicative process. In a society driven by image and information, it is important to use these means to build healthy eating habits and critical reflections on the food industry. The " Do Campo à Mesa " project, with an irreverent language but based on scientific knowledge, demonstrates through the videos analyzed and the comments of Internet users, which is capable of promoting changes in eating habits, reducing health problems and improving quality of life. Following the recommendations of the Brazilian Food Guide, prepared with the participation of the producer of the program, shows that the public respond positively to creative and competent productions, which can multiply, to the benefit of the population
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