A revista Terrae Didática como veículo de difusão do conhecimento de geociências no ensino [recurso eletrônico]
DISSERTAÇÃO
T/UNICAMP L649r
[The Terrae Didatica magazine as a vehicle os dissemination of geosciences knowledge in teaching]
Campinas, SP : [s.n.], 2017.
1 recurso online (169 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Celso Dal Ré Carneiro
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências
Resumo: Esta pesquisa objetiva investigar a utilização, no ambiente escolar, de artigos publicados pela revista Terræ Didatica, o periódico educacional do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Desde 2005 o periódico publica resultados de pesquisas e recursos...
Resumo: Esta pesquisa objetiva investigar a utilização, no ambiente escolar, de artigos publicados pela revista Terræ Didatica, o periódico educacional do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Desde 2005 o periódico publica resultados de pesquisas e recursos educativos, tendo sido amplamente aceita pela comunidade. Pretende-se avaliar em que medida a revista desempenha seu papel de ferramenta de divulgação do conhecimento geocientífico na escola ou fora dela, e se o faz com eficiência e eficácia. As características únicas fortalecem a imagem de veículo estratégico para divulgação de resultados de pesquisas, propostas educativas e materiais didáticos de Geociências para a comunidade nacional e do exterior
Abstract: This research project aims to investigate the penetration of articles and didactic materials published by Terræ Didatica, the educational periodical of the Institute of Geosciences of the University of Campinas (Unicamp). Since 2005 the journal publishes research results and educational...
Abstract: This research project aims to investigate the penetration of articles and didactic materials published by Terræ Didatica, the educational periodical of the Institute of Geosciences of the University of Campinas (Unicamp). Since 2005 the journal publishes research results and educational resources. Nowadays, is has been widely accepted by the community. The author has developed a survey about evaluations and opinions from referees, authors and readers of Terræ Didatica. He has also collected reports from school teachers about the different uses and the multiplication effect of published materials. The research aims also to assess: (a) the extent to which the magazine plays a role of disseminating geological knowledge inside classrooms or even outside them, and (b) if the journal does it with efficiency and effectiveness. The unique characteristics strengthen the strategic image of Terræ Didatica as a vehicle for dissemination of research results, educational proposals and Geosciences materials for the national community and abroad
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF