A religião como instrumento da política [recurso eletrônico] : nas trilhas de Maquiavel
DISSERTAÇÃO
T/UNICAMP M333r
[Religion as an instrument of policy]
Limeira, SP : [s.n.], 2017.
1 recurso online (70 p.) : digital, arquivo PDF.
Orientadores: Mauro Cardoso Simões, Carlos Raul Etulain
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas
Resumo: Este trabalho analisa as relações atuais entre religião e politica, e investiga como a política se utiliza dos discursos religiosos que abrigam certa moralidade, retóricas e crenças religiosas que minam o avanço de questões que afetam o bem comum na esfera pública. Critica, assim, a...
Resumo: Este trabalho analisa as relações atuais entre religião e politica, e investiga como a política se utiliza dos discursos religiosos que abrigam certa moralidade, retóricas e crenças religiosas que minam o avanço de questões que afetam o bem comum na esfera pública. Critica, assim, a utilização da política para fins religiosos e discute a religião como instrumento da política. Iniciamos o nosso trabalho a partir das trilhas deixadas pelo pensamento político de Nicolau Maquiavel (1469¿1527), pois sua perspectiva de análise em torno da religião como um dos temas fundamentais de seu pensamento nos parece imprescindível. É neste sentido que a religião apresenta-se como um elemento indispensável para a compreensão das relações entre as esferas humana e política. Não é por acaso que Maquiavel já analisava a religião como um instrumento da política, exemplificando com o Frei Savonarola, uma liderança religiosa que promoveu mudanças sociais e políticas, a partir de um comportamento que colabora como mecanismo de dominação e coerção social. Maquiavel pensou uma diferenciação entre a moralidade pagã antiga e a cristã e, assim dissocia o poder político da ética cristã, efetuando uma nova ética laica e prática, dentro da virtú antiga. Deste modo, encontramos desde Maquiavel até hoje, argumentos que justificariam uma imbricação entre a religião e a política no mundo contemporâneo. Concluímos com a contribuição de Habermas que todos os sujeitos podem participar nas sociedades secularizadas com discurso em pé de igualdade e devem fazê-lo de modo consciente e livre. As Igrejas não podem ser marginalizadas e nem excluídas do discurso público, mas parece necessário que as Igrejas saibam dialogar utilizando os princípios democráticos e concordando com as premissas do Estado Constitucional e autônomo. A religião, assim compreendida, é um instrumento altamente poderoso para a realização da política
Abstract: This work analyzes the current relationships of religion and the policy, where we find politicians that use of religious discourses, which holds a certain morality, rhetoric and religious beliefs that undermine the advancement of issues that affect the general good in the public sphere. We...
Abstract: This work analyzes the current relationships of religion and the policy, where we find politicians that use of religious discourses, which holds a certain morality, rhetoric and religious beliefs that undermine the advancement of issues that affect the general good in the public sphere. We start our paper from the trails left by the political thought of Nicolau Machiavelli (1469-1527). Raise the perspective of analysis around the religion as one of the key themes of his works seems essential. It is in that sense that religion presents itself as an indispensable element for the understanding of the relationship between the humans and politics spheres. It is not by chance that Machiavelli has already reported to religion as an instrument of policy, for example the Frei Savonarola, a religious leadership that promotes social and political changes, from a behavior that collaborate as a mechanism of domination and coercion. Machiavelli conveys a differentiation between the ancient pagan morality and Christian and therefore dissociating the political power of Christian ethics, making a new secular ethics and practice, inside of ancient virtú. In this way, we find since Machiavelli until today arguments that would justify an arrangement between religion and politics in the contemporary world. We conclude with the contribution of Habermas all subjects can participate in secularized societies with speech on an equal footing and must make it in a consciously and freely way. Not being marginalized and not excluded from public discourse, but it is necessary that the Churches be acquainted with discourse using democratic principles agreeing with the premises of the constitutional and autonomous States. Religion, as understood, is a highly powerful tool for achieving policy
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