Divulgadoras de ciência no Brasil [recurso eletrônico]
DISSERTAÇÃO
T/UNICAMP Ad11d
[Women science communicators in Brazil]
Campinas, SP : [s.n.], 2017.
1 recurso online (185 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Vera Regina Toledo Camargo
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de investigação as divulgadoras de ciência. O intuito é localizar a participação de mulheres na divulgação científica brasileira e registrar sua atuação, visibilizando-as. "Quem são elas?" e "a quais áreas do conhecimento pertencem?" são algumas das principais...
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de investigação as divulgadoras de ciência. O intuito é localizar a participação de mulheres na divulgação científica brasileira e registrar sua atuação, visibilizando-as. "Quem são elas?" e "a quais áreas do conhecimento pertencem?" são algumas das principais questões que guiaram a investigação. Muitos estudos relatam a participação da mulher na ciência, entretanto trabalhos científicos retratando os estudos da mulher e sua atuação na divulgação científica são raros. A metodologia para o desenvolvimento da pesquisa é híbrida, composta por revisão bibliográfica e levantamento e análise de dados, coletados no projeto Pioneiras da Ciência do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Secretaria de Políticas para as Mulheres, nos Currículos Lattes e Diretório dos Grupos de Pesquisa da Plataforma Lattes e no Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica. O corpus da pesquisa é composto por 72 divulgadoras: 21 cientistas, selecionadas dentre as que compõem o projeto Pioneiras da Ciência; 31 pesquisadoras, cujos nomes foram obtidos a partir dos Currículos Lattes; 16 pesquisadoras foram destacadas dentre os dados colhidos do Diretório dos Grupos de Pesquisa da Plataforma Lattes; e outras quatro profissionais foram eleitas com base no Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica. A amostragem permitiu o registro da atuação de divulgadoras, desde a década de 1920 até a atualidade, na produção de artefatos de divulgação científica em diferentes meios e linguagens; mas, também, revelou atividades desempenhadas por elas na pesquisa, no ensino e na comunicação científica que têm como tema a divulgação científica. O mapeamento e o registro da atuação das cientistas pioneiras como divulgadoras atestam a presença das mulheres na história da divulgação científica brasileira em diversas esferas, como instituições e veículos de comunicação. Os dados e a bibliografia analisados nesta pesquisa indicam uma feminização ¿ a preponderância de mulheres ¿ na prática da divulgação científica brasileira recente. Essa atuação maciça, no entanto, não parece estar acompanhada de visibilidade e reconhecimento, pois elas são minoria em distinções como o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica. O trabalho também reflexiona sobre a terminologia utilizada para denominar a divulgação científica na teoria e na prática, em suas aproximações e distanciamentos da educação, e sobre a necessidade de questionamento da ciência como lugar do neutro e do objetivo por meio da atuação na divulgação científica
Abstract: This research has as object of investigation the women science communicators. The aim is to locate the participation of women in Brazilian science communication and register their actions, making them visible. "Who are they?" and "what areas of knowledge do they belong to?" are some of the...
Abstract: This research has as object of investigation the women science communicators. The aim is to locate the participation of women in Brazilian science communication and register their actions, making them visible. "Who are they?" and "what areas of knowledge do they belong to?" are some of the key questions that guided the research. Many studies report the participation of women in science, however scientific works portraying women's studies and their role in science communication are rare. The methodology for the development of the research is a hybrid, composed by bibliographical review and data collection and analysis, collected in the Pioneers of Science project of the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq) and the Secretariat of Policies for Women, in the Lattes Curricula and Directory of Research Groups of the Lattes Platform and the José Reis Prize for Scientific and Technological Communication. The corpus of the research is composed of 72 science communicators: 21 scientists, selected among those who make up the Pioneers of Science project; 31 researchers, whose names was obtained from the Lattes Curricula; 16 researchers were highlighted among the data collected from the Directory of Research Groups of the Lattes Platform; and four other professionals were elected based on the José Reis Prize for Scientific and Technological Communication. Sampling made it possible to record the performance of science communicators, from the 1920s to the present, in the production of artifacts of science communication in different media and languages; but also revealed activities carried out by them in research, teaching and scientific diffusion that have the theme of science communication. The mapping and recording of pioneer scientists' actions as science communicators attest to the presence of women in the history of Brazilian science communication in various spheres, such as institutions and communication vehicles. The data and bibliography analyzed in this research indicate a feminization ¿ the preponderance of women ¿ in the practice of recent Brazilian science communication. This massive performance, however, does not seem to be accompanied by visibility and recognition, as they are a minority in distinctions such as the José Reis Prize for Scientific and Technological Communication. The work also reflects on the terminology used to denominate science communication in theory and practice, in its approximations and distancing from education, and on the need to question science as a neutral and objective place through science communication
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