Contradições socioespaciais no Porto Maravilha [recurso eletrônico] : renovação urbana e gentrificação da área portuário do Rio de Janeiro
Thiago Castro do Nascimento Silva
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP Si38c
Campinas, SP : [s.n.], 2016.
1 recurso online (109 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Maria Tereza Duarte Paes
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo o questionamento das contradições socioespaciais encontradas nas intervenções urbanas tendo como objeto de estudo o projeto do Porto Maravilha na área portuária do Rio de Janeiro. Uma dessas contradições é o surgimento do processo de gentrificação...
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Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo o questionamento das contradições socioespaciais encontradas nas intervenções urbanas tendo como objeto de estudo o projeto do Porto Maravilha na área portuária do Rio de Janeiro. Uma dessas contradições é o surgimento do processo de gentrificação local. Outro ponto de interesse desse trabalho foi quanto a comprovação de que o modo como as cidades tentam atrair investimentos e capital atualmente implica na geração de conflitos socioeconômicos. Vemos que os administradores públicos estão cada vez mais comprometidos com aquilo que é defendido pelo planejamento estratégico, portanto, a cidade de Barcelona será tomada como referência de estudo, já que, seu modelo de intervenção urbana, baseado no planejamento estratégico, e na promoção da venda da imagem da cidade, é encarado hoje como um caso de sucesso, influenciando diversos outros projetos ao redor do mundo, incluindo o próprio projeto da área portuária do Rio de Janeiro. Como o projeto do Rio de Janeiro é de recuperação de uma área portuária em estado de degradação, é de suma importância a comparação com outros projetos de revitalização portuária, tais como: Baltimore, Roterdã e Londres. A formação histórica da cidade do Rio de Janeiro é considerada essencial para a compreensão da ligação entre a cidade e o seu porto, sendo por muito tempo um espaço de vivência e de sobrevivência dos habitantes do Rio de Janeiro, nos dando pistas de como a área chegou em tal estado de degradação, ao relacionarmos a sua história àquilo que Neil Smith classificou de investimentos e desinvestimentos do capital (rent gap). Por fim, um questionário foi aplicado entre os frequentadores do Boulevard Olímpico que está dentro da área atingida pelas ações do projeto Porto Maravilha, com o intuito de traçarmos um perfil dos visitantes que passaram a usufruir desse novo espaço de lazer da cidade
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Abstract: The objective of this work was to question the social-spatial contradictions found in urban interventions, and to study the Porto Maravilha project in the port area of Rio de Janeiro. One of these contradictions is the emergence of the local gentrification process. Another point of...
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Abstract: The objective of this work was to question the social-spatial contradictions found in urban interventions, and to study the Porto Maravilha project in the port area of Rio de Janeiro. One of these contradictions is the emergence of the local gentrification process. Another point of interest in this work was the confirmation that the way cities try to attract investment and capital currently implies the generation of socioeconomic conflicts. We see that public administrators are increasingly committed to what is advocated by strategic planning, therefore, the city of Barcelona will be taken as a reference of study, since its model of urban intervention, based on strategic planning, and promoting the sale of the image of the city, is considered today as a success case, influencing several other projects around the world, including the Rio de Janeiro port area project itself. Since Rio de Janeiro's project is to recover a port area in a state of degradation, it is very important to compare it with other port revitalization projects, such as Baltimore, Rotterdam and London. The historical formation of the city of Rio de Janeiro is considered essential for understanding the connection between the city and its port, (being for a long time an area of experience and survival of the inhabitants of Rio de Janeiro), Giving us clues as to how the area came to be in such a state of degradation as we relate its history to what Neil Smith called "rent gap" investments and disinvestments. Finally, a questionnaire was
applied among the visitors of the Olympic Boulevard that is within the area of action of the Porto Maravilha project, with the intention of drawing a profile of the visitors who came to enjoy this new space of leisure of the city Ver menos
applied among the visitors of the Olympic Boulevard that is within the area of action of the Porto Maravilha project, with the intention of drawing a profile of the visitors who came to enjoy this new space of leisure of the city Ver menos
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Contradições socioespaciais no Porto Maravilha [recurso eletrônico] : renovação urbana e gentrificação da área portuário do Rio de Janeiro
Thiago Castro do Nascimento Silva
Contradições socioespaciais no Porto Maravilha [recurso eletrônico] : renovação urbana e gentrificação da área portuário do Rio de Janeiro
Thiago Castro do Nascimento Silva