Diálogos (im)possíveis entre a dança e o teatro [recurso eletrônico] : um olhar sobre a formação do artista cênico no CEFAR
TESE
T/UNICAMP F413d
[(Im)possible dialogues between dance and drama]
Campinas, SP : [s.n.], 2017.
1 recurso online ( 134 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Márcia Maria Strazzacappa Hernandez
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A partir do pressuposto de que uma das características da cena contemporânea é a hibridização das linguagens artísticas, a presente pesquisa de cunho qualitativo teve como foco principal analisar a formação profissional de atores e de artistas da dança visando verificar se essa hibridização...
Resumo: A partir do pressuposto de que uma das características da cena contemporânea é a hibridização das linguagens artísticas, a presente pesquisa de cunho qualitativo teve como foco principal analisar a formação profissional de atores e de artistas da dança visando verificar se essa hibridização se faz presente no processo de formação inicial do artista cênico. O lócus da pesquisa foi o Centro de Formação Artística (CEFAR) da Fundação Clóvis Salgado, uma das principais escolas de nível técnico profissionalizante do estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte, que agrega as duas formações. Por meio de observação de campo durante o ano letivo de 2014 e da realização de entrevistas semiestruturadas junto a estudantes, professores e coordenadoras das escolas de Dança e de Teatro do CEFAR, buscou-se identificar quais eram os princípios e as práticas que fundamentavam a preparação corporal dos estudantes e investigar as similaridades e divergências entre a dança e o teatro durante o processo de formação. A pesquisa revelou que não há nenhuma característica de hibridização de linguagens durante o processo de formação destes artistas, visto que a mesma ocorre de forma completamente separada não havendo, inclusive, integração entre os corpos docentes e discentes de dança e de teatro. Dentre as principais divergências entre as duas linguagens ¿ dança e teatro - se destacaram o tratamento dado ao corpo e as metodologias de ensino utilizadas
Abstract: Starting from the idea that a contemporary characteristic of artistic languages is hybridization, this qualitative research is focused on the education of professional dancers and actors, trying to identify if such hybridization is present in the preparation process of scenic arts...
Abstract: Starting from the idea that a contemporary characteristic of artistic languages is hybridization, this qualitative research is focused on the education of professional dancers and actors, trying to identify if such hybridization is present in the preparation process of scenic arts professionals. The locus of this research was the Centro de Formação Artística (CEFAR) of Fundação Clóvis Salgado, one of the main vocational schools of arts of the state of Minas Gerais, Brasil, at the city of Belo Horizonte, which offers the two courses. By using field observation during the 2014 term and semistructured interviews with students, teachers, and coordinators of Dance and Drama Schools of CEFAR, we tried to identify which principles and practices which sustained the body preparation of the students and to search for similarities and divergencies between Dance and Drama along this process. This research shows the absence of hybridization manifestations during the preparation process, given the parallel strucure of the schools, without any integration between students or teachers. Among the major divergencies between the two languages ¿ dance and drama ¿ we singled oud the treatment given to body and the methodological tools
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